Gabão é o país com mais elefantes da floresta – estão em 90% do território



O Gabão é o país que tem a maior população de elefantes da floresta (Loxodonta cyclotis). Como expõe o novo estudo da Wildlife Conservation Society (WCS) e da Gabon’s National Park Agency (ANPN), os elefantes estão presentes em mais de 250 mil quilómetros quadrados do país, o que equivale a 90% do território. Com uma baixa densidade populacional, estima-se que exista um elefante para cada vinte pessoas.

Para a investigação, foi realizada uma contagem da espécie no país através de um método não invasivo, com recurso a técnicas de Captura e Recaptura e com base numa amostragem molecular de estrume. Os resultados demonstram a presença de 95.110 elefantes da floresta no Gabão, sendo que a sua distribuição é superior em áreas relativamente planas.

A Loxodonta cyclotis está categorizada como criticamente em perigo de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), pelo que o país tem um papel importante na conservação da espécie.

Este foi o primeiro estudo mais abrangente realizado à população de elefantes da floresta, desde os finais dos anos 80. Para os especialistas, a monitorização da população é crucial para que possam ser desenvolvidas medidas que garantam a sua proteção e a do seu habitat.

“Estes resultados sublinham a importância do Gabão como um reduto crítico para os elefantes da floresta – contendo cerca de 60 a 70% dos elefantes das florestas de África. O Gabão, junto com o norte da República do Congo, mantêm provavelmente até 85% dos elefantes da floresta que restam – em populações grandes e relativamente estáveis. Com declínios significativos dos elefantes da floresta relatados em grande parte do resto da Bacia do Congo, estas duas nações determinarão o futuro do elefante da floresta em África”, afirma Emma Stokes, co-autora do estudo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...