Grupo Floene integra Associação Portuguesa dos Produtores de Bioenergia



A APPB vê reforçada a sua lista de associados com a entrada do Grupo Floene, o maior operador de distribuição de gás em Portugal, ao mesmo tempo que – a convite do Governo – integra a Agência para a Sustentabilidade na Aviação, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a entrada do Grupo Floene segue-se à decisão da APPB de abrir-se estatutariamente à participação de associados que integrem toda a cadeia de valor no setor da bioenergia, aumentando assim o alcance e a representatividade da associação.

Recorde-se que, em 2024, a APPB alterou a designação de “Biocombustíveis” para “Bioenergia”, de modo a incorporar também as empresas ligadas ao biometano, como é o caso da Rega Energy. Agora, esse alargamento da cadeia de valor passa a incluir também o Grupo Floene, que através da participação e gestão direta de 9 Operadoras Regionais de Distribuição de Gás (ORDs), marca presença em 106 concelhos de norte a sul do país e conta com mais de um milhão de clientes ligados.

Para Gabriel Sousa, CEO da Floene, “Esta entrada do Grupo Floene na APPB vem reforçar o nosso posicionamento na linha da frente da descarbonização dos consumos de energia e da transição energética, via gases renováveis como o Biometano e o Hidrogénio Verde, como um operador de relevância na transição para uma economia de baixo carbono”.

Também segundo Jaime Braga, secretário-geral da APPB: “Esta entrada do Grupo Floene é um sinal muito positivo, que comprova o reconhecimento dado pelos principais players do setor ao papel desta associação, na defesa da sustentabilidade e da redução da dependência das importações de energia. A tendência é e será, cada vez mais, a de termos a bioenergia como uma opção incontornável em toda a cadeia de valor; sustentável e eficaz face às necessidades do mercado”.

O Grupo Floene vem assim juntar-se na lista de associados à Iberol, Fábrica Torrejana, Prio Bio, Biovegetal – Combustíveis, Sovena, Enerfuel e Rega Energy.

Entretanto, a APPB passou a integrar – a convite do Governo – a Aliança para a Sustentabilidade na Aviação (ASA), uma iniciativa que visa promover práticas sustentáveis no setor da aviação, alinhando-se com os objetivos da descarbonização e da inovação tecnológica.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...