Guimarães: Projeto “Desporto Carbono Zero” tem 11 novos clubes



Este fim de semana, Guimarães distinguiu mais 11 clubes pela sua adesão ao projeto “Desporto Carbono Zero”, um movimento pioneiro que está a tornar o desporto vimaranense num verdadeiro aliado da sustentabilidade ambiental – porque fazer desporto é também cuidar do planeta, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a iniciativa, promovida pelo município de Guimarães em parceria com o Laboratório da Paisagem, tem como objetivo jogar “em equipa” pelo ambiente, pela saúde e pelas gerações futuras para compensar a pegada carbónica e o impacto ambiental dos eventos desportivos realizados no concelho.

Um ano após a apresentação pública, o movimento passa agora a contar com 29 membros. Refira-se que esta é também uma ferramenta de sensibilização, de responsabilidade e de compromisso com o futuro que pretende levar o desporto para além da competição – através do poder de mobilizar, de educar e de inspirar mudança.

Tal como sucedeu com os primeiros 18 clubes, a integração dos novos membros contempla o desenho de planos de sustentabilidade, medição de emissões de carbono e promoção de práticas mais sustentáveis.

Neste sentido, os novos clubes adesão terão acesso a um plano de sustentabilidade desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem e a uma plataforma digital de gestão ambiental. Realizar-se-ão, também, ações de formação e consciencialização orientadas para dirigentes, treinadores, atletas e cidadãos, de forma a acelerar a transição verde. O cumprimento do plano será, também, monitorizado com o apoio da equipa técnica da instituição.

Refira-se que este plano de sustentabilidade ambiental é adaptado à realidade de cada clube e nele constam propostas de melhoria em indicadores, como a energia, água, resíduos e mobilidade, alinhando as atividades dos clubes com o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2030 – ano em que o município pretende atingir a neutralidade carbónica.

Esta nova vaga de clubes a receber o selo “Desporto Carbono Zero” vem reforçar o compromisso de Guimarães em ser uma Cidade de um Planeta, que aposta em soluções inovadoras para reduzir a sua pegada ecológica e envolver toda a comunidade na ação climática. Uma visão que se concretiza também na visão do município enquanto Capital Verde Europeia 2026, “consolidando o concelho como referência nacional e europeia na promoção de práticas desportivas mais responsáveis e ambientalmente sustentáveis”.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...