Há cogumelos capazes de “comer” plástico

Uma solução para a poluição produzida por plástico pode estar na Natureza. Quem o dia é uma equipa de cientistas do Reino Unido. O relatório “State of World’s fungi” reúne toda a informação disponível sobre cogumelos. Segundo a equipa dos Reais Jardins Botânicos de Kew, que produziu o documento, várias características de algumas espécies podem ser úteis.

O Aspergillus tubingensis, por exemplo, consegue decompor plástico. Com uma “dimensão similar à de pequenos tomates”, em semanas foram capazes de decompor um tipo de plástico muito utilizado para o isolamento de arcas congeladoras e couro sintético. O polyester polyurethane demora anos a decompor-se.

Esta característica especial destes fungos pode ser desenvolvida pelos cientistas e, assim, ajudar a contornar o crescente problema relativo ao excesso de plástico que o planeta encara.

Mas as curiosidades sobre estes fungos — elencadas no relatório dos Reais Jardins Botânicos de Kew — não ficam por aqui. Os diferentes usos dos cogumelos oscilam entre a utilização medicinal e nutricional e à produção de novos tipos de biocombustíveis, além de poderem ajudar no fabrico do papel.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...