Hotel cultiva horta urbana no coração da Invicta

Crowne Plaza Porto, na Avenida da Boavista, instalou uma horta urbana de 300 metros quadrados no terraço do hotel, com o objectivo de oferecer refeições mais saudáveis no Restaurante Poivron Rouge e, ao mesmo tempo, diminuir o impacto ecológico e contribuir para uma cidade mais sustentável.

“Além de passarmos a ter um rápido e fácil acesso a alimentos sempre frescos e que encaixam na perfeição com o nosso conceito de cozinha mediterrânica – pura, natural e saudável -, este é o nosso contributo para uma cidade futurista e com hábitos cada vez mais amigos do ambiente”, diz Mário Carvalho, Director do Departamento Food & Beverage, em comunicado.

A instalação da horta ficou a cargo da Noocity Ecologia Urbana, uma start-up portuguesa sediada no Porto que, desde 2014, tem vindo a acompanhar a tendência crescente da agricultura urbana, na Europa e no mundo.

A horta é composta por módulos, com uma cama de cultivo (a Noocity Growbed) que permite superar as principais barreiras da agricultura nas cidades, como a falta de espaço, e da actividade agrícola convencional, como o elevado consumo de recursos. Nesse sentido, o seu sistema de autorrega permite uma poupança de água global de até 80% comparativamente aos sistemas de cultivo convencionais, já que evita a evaporação, diminui a frequência de rega e permite reter água das chuvas. Além disso, o sistema de sub-irrigação permite uma autonomia de rega de até três semanas.

A primeira colheita de tomates, alfaces picantes, ervas aromáticas, cenouras, cebolas, rabanetes, frutos vermelhos, batata-doce e flores comestíveis está prevista já para o mês de Dezembro. Mas, de acordo com a época, serão ainda semeados novos produtos que terão como destino a cozinha do chefe Jorge Sousa e “tornar o hotel auto-suficiente em alguns ingredientes, maximizar o controlo de qualidade e conseguir ter acesso a produtos que já não se encontram facilmente no mercado”.

Foto: divulgação

Deixar uma resposta

Patrocinadores