A Iberdrola | bp pulse inaugurou, no dia 19 de setembro, no Passeio Marítimo de Algés (Oeiras), um hub de carregamento construído em apenas cinco dias, especialmente para o ENVE 2025. Este espaço foi o maior alguma vez instalado no evento e integrou quatro carregadores ultrarrápidos com potência até 400 kW, tendo ficado disponível para carregamentos gratuitos de 19 a 21 de setembro, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o projeto destaca-se não só pela rapidez de execução, mas também pela tecnologia. O hub implementou um sistema de balanceamento de cargas em carregadores standalone, otimizando a distribuição da potência disponível e garantindo eficiência no carregamento simultâneo de vários veículos. Os carregadores, com capacidade de até 400 kW, estão alinhados com a estratégia da Iberdrola | bp pulse de disponibilizar pontos de carregamento que operam com a máxima potência.
No decorrer do evento, foram realizadas mais de 440 sessões de carga, totalizando 7 MWh de energia – o suficiente para dar uma volta ao mundo num veículo elétrico. A estação carregou ainda um camião elétrico, simbolizando o compromisso da empresa com a eletrificação do transporte pesado.
“Erguer um hub desta dimensão em apenas cinco dias é a demonstração da aposta firme da Iberdrola | bp pulse no carregamento ultrarrápido e de que Portugal tem capacidade para implementar infraestruturas de carregamento com a rapidez que a mobilidade elétrica exige”, sublinha Ricardo Pacheco, Country Manager da Iberdrola | bp pulse. Acrescenta ainda: “Acreditamos que a mobilidade elétrica pode crescer de forma ágil e eficaz, acompanhando o aumento do número de veículos elétricos, respondendo às necessidades do setor e garantindo que o país mantém uma posição de liderança na transição energética”.
O hub foi apresentado a parceiros e entidades institucionais durante o Corporate Day do ENVE, a 19 de setembro, véspera da abertura oficial ao público, e permaneceu disponível nos restantes dias do evento, permitindo ao público carregar os seus veículos de forma gratuita.
Com uma rede que já ultrapassa os 250 pontos de carregamento em Portugal, a Iberdrola | bp pulse volta a afirmar o seu compromisso com a mobilidade elétrica, depois de ter colocado em funcionamento o primeiro sistema de 1.000 kW aberto ao público na Europa, o carregador ultrarrápido mais potente do país, um marco que consolida Portugal como referência global no setor.









