ICNF, Fundo Ambiental, CAP e CONFAGRI assinam contratos de 1,8 milhões para Agrupamentos de Baldios



O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Fundo Ambiental firmaram, esta terça-feira, 23 de julho, os contratos-programa de segunda geração para a criação de Agrupamentos de Baldios com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e com a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a cerimónia teve lugar no Salão Nobre do Ministério da Agricultura e Pescas, em Lisboa, e contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que tutela o Fundo Ambiental (entidade financiadora destes contratos-programa), e do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.

A segunda geração de contratos-programa, no valor total de 1,8 milhões de euros, celebra-se ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 20/2024, de 26 de janeiro, tendo em vista a criação de 10 novos Agrupamentos de Baldios num período de três anos.

Os baldios são os terrenos possuídos e geridos pelas comunidades locais, nos termos da Lei n.º 75/2017, de 17 de agosto. Representam cerca de 6% do território de Portugal continental, num total de 300 mil hectares, maioritariamente localizados nas regiões norte e centro (98%), sendo mais de 80% destas áreas ocupadas por floresta, matos e pastagens.

Os apoios atribuídos através dos contratos-programa para a constituição de Agrupamentos de Baldios (AdB) têm como principais objetivos obter ganhos de escala na gestão de recursos e promover uma gestão florestal sustentável, de forma a melhorar a coordenação das ações de prevenção estrutural contra incêndios nas vertentes de sensibilização, planeamento, organização do território florestal, silvicultura e infraestruturação.

A primeira geração dos contratos-programa foi celebrada em fevereiro 2019 entre o ICNF, a Federação Nacional dos Baldios (BALADI) e a Associação Florestal de Portugal (FORESTIS), ao abrigo da RCM n.º 9/2019, de 14 de janeiro, com uma execução de 2,51 milhões de euros até junho de 2024. Foram constituídos 19 Agrupamentos de Baldios, numa área de 120 673,36 hectares, nas regiões Norte e Centro.
A RCM n.º 20/2024, de 26 de janeiro, estabelece uma dotação total de 7,2 milhões de euros para o conjunto dos contratos-programa entre 2023 e 2027, estando em análise a celebração de novos contratos-programa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...