Imagens da NASA mostram manchas pretas nas dunas de Marte. Serão aranhas?

A imagens que podem ser vistas abaixo foram tiradas pelo Mars Reconnaissance Orbiter a 27 de Janeiro de 2010, apesar da cor ter sido adicionada mais tarde. O que podemos ver? Muita areia. Mas se prestarmos bem atenção, as dunas escondem pequenas manchas pretas, como se fossem várias aranhas cobertas por areia.

Estas manchas foram vistas pela primeira vez em 1998, e não se parecem com nada que conhecemos na Terra. Ou seja, podem ser várias coisas.

Durante a Primavera marciana elas chegam, do nada, e em 70% dos casos são vistas no mesmo local do ano anterior. Quando chega o Inverno, desaparecem.

À medida que o Sol se torna mais quente, as manchas transformam-se em algo mais parecido com a aranha terrestre. Estas manchas são sempre encontradas na parte superior e ondulada das dunas, nunca na parte plana.

Segundo cientistas da US Geological Survey, há várias possíveis explicações. Uma delas fala em aglomerados de areia escura e basáltica atirada dos géiseres. Isto porque, todas as Primaveras, quando o sol bate na região sul de Marte, os raios matinais derretem a superfície, aquecem a terra e uma pequena, subterrânea camada de CO2 torna-se num gás poderoso, expande-se e, levando rochas e gelo, explode no ar marciano.

Esta é uma e possível explicação. Outra, defendida por cientistas húngaros, diz que podem ser colónias de microorganismos marcianos fotossintéticos, aquecidos pelo sol. Mas a verdade é que ainda ninguém sabe ao certo o que são – nem saberá, pelo menos nos próximos tempos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...