Investimento de 4,2 ME no Aproveitamento Hidroagrícola de Santulhão em Vimioso



O presidente da Câmara de Vimioso anunciou ontem um investimento de mais de 4,2 milhões de euros destinados ao Aproveitamento Hidroagrícola de Santulhão, que vai abranger mais de 185 hectares de terreno e servir 115 unidades de rega.

“Esta obra tem um valor estimado de mais de 4,2 milhões de euros e tem um financiamento de 3. 969.000 euros, sendo comparticipada em 93% por fundos dos cofres do Estado e os restantes 298 mil euros financiados diretamente pelo município, que representam 7% do investimento total. O concurso não terá de ser internacional e por isso estimamos que no início de 2026, as máquinas já estejam no terreno”, avançou à agência Lusa António Santos.

Após a conclusão do empreendimento hidroagrícola, a infraestrutura e canais de rega serão geridos pela Junta de Agricultores de Santulhão.

De acordo com o autarca deste município do distrito de Bragança, o projeto começou a ganhar forma ainda no decurso do Estado Novo, passando por diversos constrangimentos e promessas não cumpridas, tendo esta autarquia obtido um financiamento vindo do Ministério da Agricultura.

“Este projeto hidroagrícola poderia e deveria estar mais avançado. Os estudos para a construção desta barragem tiveram o seu início durante o Estado Novo, passou o período do 25 de Abril, e já passou por muitos governos e só agora é que foi conseguido o seu financiamento”, frisou António Santos.

O autarca disse acreditar que daqui a três anos os agricultores de Santulhão terão uma outra realidade agrícola, ao nível quer do olival quer das hortícolas.

“O estudo prévio já foi elaborado. De momento o procedimento concursal para elaboração da obra será submetido a reunião de Câmara no dia 12 de abril e depois decorrerá durante dois a três meses, bem como a execução do projeto. Sendo assim, esperamos que as obras arranquem em fevereiro de 2026, mas não podemos avançar com datas em rigor,” vincou.

A futura barragem servirá a freguesia de Santulhão e uma parte de Carção, no concelho de Vimioso, sendo estimado que a albufeira tenha uma área de 7,85 hectares e uma altura máxima prevista a partir do leito natural de cerca de 16 metros.

O autarca transmontano perspetiva ainda uma outra barragem para o território da freguesia de Angueira, também neste concelho do Planalto Mirandês, mas ainda sem uma data definida.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...