Jonathan, a tartaruga, é o animal terrestre mais velho do mundo. Tem 191 anos



Na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, reside uma criatura peculiar, e cheia de história. Trata-se de uma tartaruga-gigante-das-Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa), de nome Jonathan, que no final do passado mês de novembro celebrou o seu 191.º aniversário.

A data foi assinalada pelo Livro dos Records do Guiness, que considera que Jonathan é o animal terrestre mais velho do mundo, título que lhe foi dado em 2021, altura em que destronou uma outra tartaruga, chamada Tu’i Malila, que viveu 188 anos.

Acredita-se que Jonathan terá nascido em 1832, ainda antes de o célebre naturalista britânico Charles Darwin ter publicado a sua controversa obra ‘A Origem das Espécies’ em 1859, antes da abolição da escravatura no Estados Unidos da América em 1865. Pensa-se que a tartaruga recordista, nascida nas Seychelles, foi trazida para Santa Helena em 1882, quando tinha 50 anos.

Jonathan, à esquerda, da propriedade do governador da ilha de Santa Helena, por volta de 1882-86.
Foto: Guiness World Records

Joe Hollins, veterinário de longa-data de Jonathan, que vive na residência do governador da ilha há 141 anos, diz que o animal, apesar de ter perdido o olfato e de ter a visão comprometida devido às cataratas, parece demonstrar outros sinais significativos de velhice. “O seu apetite continua voraz”, afirma.

Uma vez por semana, uma equipa de tratadores alimenta Jonathan à mão com frutas e vegetais para garantir que o animal consome a quantidade certa de calorias, de vitaminas e de minerais, necessários ao bom funcionamento do seu organismo.

Uma vez por semana, uma equipa de tratadores alimenta Jonathan à mão com frutas e vegetais para garantir que o animal consome a quantidade certa de calorias, de vitaminas e de minerais.
Foto: Guiness World Records

“O Jonathan está de boa saúde”, assegura Hollins, apontando que tudo indica que a tartaruga poderá chegar aos 200 anos, “se é que não chegou já”. Isto, porque a idade que lhe é atribuída é o que se poderia considerar uma estimativa conservadora, pelo que o animal pode ser mais velho.

“Ele gosta do sol, mas em dias quentes vai para a sombra. Nos dias amenos, toma banhos de sol”, diz o veterinário. “O seu longe pescoço e as suas patas totalmente esticadas para fora da carapaça para absorver o calor.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...