Ligue para o Refilador e desabafe à vontade
A arquitecta portuguesa Margarida Ventosa, directora criativa do The Communication Office (TCO), lançou uma linha telefónica que permite ao cidadão comum refilar – ou desabafar – à vontade. O projecto surgiu no âmbito da ExperimentaDesign 2011 e dá um minuto de tempo de antena a cada desabafo.
“É uma linha telefónica e, de certa forma, um projecto experimental, que existe mas, ao mesmo tempo, questiona a sua existência”, explicou Margarida Ventosa, de 34 anos, ao P3, do jornal Público.
O The Communication Office é um ateliê de comunicação para a arquitectura e design sediado no Chiado, em Lisboa.
Quer experimentar? Ligue o 218263894. E conheça melhor o projecto no Facebook.
Na verdade, o Refilador não passa de um número de telefone, com uma voz gravada a dar instruções, um sinal sonoro e a respectiva ordem para refilar. Se tiver algum assunto que atormente a sua consciência, então o Refilador pode ser a solução para desabafar.
O projecto teve como pano de fundo um desafio da própria ExperimantaDesign a Margarida Ventosa, no âmbito da bienal Useless. “[É um projecto que] tem a ver com a utilidade ou não utilidade das coisa”, explicou a responsável. “Ele começou a ser preparado numa altura em que a condição económica, social e política estava como agora, mas se calhar ainda mais acesa”.
O telefone tem capacidade para 40 mensagens por dia e o numero de refilões tem aumentado de dia para dia. A linha estará disponível até ao fim da ExperimentaDesign, a 27 de Novembro. Será que o Refilador continuará para lá desta data?