Lobos-cinzentos estão a regressar à Cordilheira das Cascatas
Uma nova família de lobos foi avistada na Cordilheira das Cascatas, de acordo com um relatório citado pelo site “Inhabitat” que revela que a família incluía dois adultos e dois bebés captados por filmagens em agosto.
O site explica que o Departamento de Pesca e Vida Selvagem do estado de Oregon, nos EUA, designou a região onde os lobos foram encontrados como uma nova Área de Atividade do Lobo Conhecido. Quando uma área é classificada como AKWA, significa que os lobos foram avistados repetidamente e não apenas de passagem. Os dois lobos adultos foram vistos pela primeira vez por biólogos em dezembro de 2021 e voltaram a ser encontrados em agosto deste ano. Trata-se de boas notícias já que indicam que os lobos ainda lá habitam. Além disso, neste local, estão protegidos ao abrigo da Lei das Espécies Ameaçadas de Extinção.
“Estou tão grato por esta nova família estar a fazer a sua casa numa parte do Oregon onde os lobos ainda estão protegidos pela lei federal”, disse Amaroq Weiss, defensor sénior dos lobos no Centro para a Diversidade Biológica, citado pelo “Inhabitat”.
Agora esperam que o grupo volte a ser filmado antes do final de 2022. Se a área ainda tiver pelo menos quatro lobos até ao final de 2022, o DFW dar-lhe-á o nome de Warm Springs Pack.
“A matança ilegal de lobos é desenfreada no Oregon, pelo que estes animais necessitam de todas as proteções possíveis. Espero que este seja um novo capítulo emocionante na história da recuperação dos lobos no estado, que está a ver lobos a dispersarem-se em território onde não vivem há décadas”, disse Weiss.
Os lobos cinzentos percorriam outrora a América do Norte com as suas populações a atingirem as dezenas de milhares. Contudo, com os programas de extermínio do governo dos EUA nos séculos XIX e XX, o número diminuiu drasticamente. Felizmente, os esforços para reconstruir as populações de lobos estão lentamente a produzir resultados com o ressurgimento de tão pequenas matilhas, conclui o “Inhabitat”.