Luságua Lisboa reduz perdas de água para 5,6%



A Luságua Lisboa, empresa da Aquapor, registou apenas 5,6% de água não faturada, mantendo níveis de desempenho muito elevados no combate às perdas. Em Portugal, quase um terço da água que entra nas redes de abastecimento é desperdiçada, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, desde 2012 a Luságua Lisboa tem vindo a reduzir de forma significativa as perdas de água, através da implementação de um conjunto de estratégias para prevenir o desperdício de água potável. Em 2011, antes do início da concessão, a taxa de água não faturada nesta rede rondava os 45%, o que representa uma redução de quase 40 pontos percentuais.

Este desempenho resulta de uma abordagem integrada de otimização de recursos, que inclui a monitorização de caudais e volumes de água, campanhas de deteção de fuga, a criação de Zonas de Monitorização e Controlo, o levantamento cadastral, a instalação de válvulas redutoras de pressão nas principais ZMC, a substituição de condutas distribuidoras e a colocação de válvulas de seccionamento na rede de abastecimento de água. Estas medidas foram ainda complementadas com ferramentas tecnológicas inovadoras, como a telemetria, a análise do dimensionamento de contadores, os contadores ultrassónicos e as análises de consumos zero.

“Os resultados alcançados em 2025 são fruto do trabalho contínuo das nossas equipas, da aposta em inovação tecnológica e da implementação de medidas de gestão da rede”, afirma Daniel Silva, Administrador da Luságua Lisboa, sublinhando “o forte compromisso com a sustentabilidade e com a transição hídrica”.

De acordo com os dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), no relatório de 2025, quase um terço da água que entra nas redes de abastecimento em Portugal é desperdiçada com roturas, avarias e desvios.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...