Make a Circular Wave, o merchandising circular e inclusivo da EPAL



A EPAL lançou o projeto Make a Circular Wave, uma ideia simples mas excecional, que liga escolas criativas, sustentabilidade, economia circular, apoio às IPSS e inclusão social de pessoas com necessidades especiais.

Com foco nos princípios fundamentais de uma Economia Circular, conhecidos como os 3R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a EPAL mudou o paradigma no que diz respeito à forma de adquirir e gerir o seu merchandising. Para além de comprar apenas objetos feitos a partir de material reciclado, sustentável e amigo do ambiente, uma das formas de mudar esse paradigma passou, exatamente, por criar a sua linha de produtos feitos a partir dos seus próprios excedentes.

A EPAL criou assim o projeto Make a Circular Wave, uma ideia simples mas excecional, que concilia a vertente educativa, artística e ambiental com a vertente social, de forma verdadeiramente inclusiva. Aos materiais obsoletos da empresa foi dado um novo propósito com o lançamento do concurso de ideias “Design Circular por Natureza”, na ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, estimulando os jovens a criarem merchandising sustentável. Depois, a EPAL deu-lhes forma, em parceria com instituições de solidariedade como a CAIS Porto, a CERCI Lisboa e a APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, proporcionando aos utentes a possibilidade de produzirem as propostas criativas vencedoras.

Este é mais um projeto que demonstra o compromisso da EPAL com a Economia Circular, aliando merchandising de design exclusivo à reutilização criativa, apostando numa nova linha concebida com desperdícios que, assim ganham outra vida, minimizando o impacte sobre as matérias- primas naturais e reduzindo a pegada ambiental. O objetivo é transmitir à sociedade que, com pouco, é possível fazer-se muito e que a EPAL aposta numa atuação sem desperdício, assente em práticas de produção e consumo sustentáveis.

 

CANDEEIRO E JOGOS TRADICIONAIS

O Candeeiro “Quantos Queres”, é uma peça ímpar e elegante, que se destaca também pela sua simplicidade e que nos remete para a nossa infância, produzida com formas de “quantos queres”. Estes origamis foram construídos a partir de folhas de livros obsoletos e a embalagem é uma caixa de cartão reciclado desaproveitado. A coleção de jogos tradicionais possui ilustrações ligadas aos conceitos da Água, Circularidade e aos Monumentos da EPAL.

Conta com um Baralho de Cartas e um Dominó, estando ainda previstos um jogo Damas/ Xadrez e um jogo da Memória. O Baralho foi feito a partir de papel reciclado e cada naipe é uma ilustração de um dos núcleos museológicos: Aqueduto das Águas Livres, Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos e Galerias Subterrâneas, sendo a caixa de lonas desaproveitadas. Já o Dominó, com ilustrações alusivas à água, à natureza e também aos núcleos museológicos, foi concebido a partir de cartão, lonas e folhetos em desuso.

Desenvolveu-se ainda com a CAIS Porto um projeto paralelo de criação de cadernos em papel reciclado e capa com recortes em forma de gotas de água, feitos de papel em desperdício na EPAL e lápis revestidos com folhetos infantis obsoletos. Foi, assim, possível dar uma nova vida e utilidade ao desperdício, criando merchandising sustentável exclusivo da EPAL. Um projeto que, na sua idealização, concretiza o ciclo da economia circular, valoriza a sustentabilidade ambiental e aposta no talento dos jovens. Na sua materialização, contribui para a integração na vida ativa de pessoas em situação de pobreza ou com deficiência e para a sustentabilidade económica e financeira das instituições.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O projeto Make a Circular Wave, foi a continuidade da aposta da EPAL em iniciativas de inclusão social, através de parcerias com entidades de solidariedade social, apoiando uma sociedade mais plural, agregando sinergias e respondendo a quem mais precisa. Entre estas parcerias contam-se as estabelecidas com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, com o SERVIIN – Portal do Cidadão Surdo e com a APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga, na aquisição de serviços de atendimento ao cliente e de conteúdos de comunicação para a sustentabilidade, em multiformato incluindo, além do Braille e da Língua Gestual Portuguesa, a Escrita Pictográfica, contando ainda com o apoio técnico do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação I.P. na sua concretização.

Indo ainda mais longe, a EPAL procurou obter bens de responsabilidade social feitos por pessoas em situação de vulnerabilidade, estimulando a criação de valor para as instituições e contribuindo para aumentar o sentimento de pertença e valorização social dos seus utentes. São exemplos a parceria com o SEMEAR, na aquisição de produtos alimentares, com a Fundação LIGA, na aquisição de bases para copos em cerâmica e com a APSA – Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger, na aquisição de individuais de mesa.

EM PROL DA IGUALDADE

Na universalidade da missão da EPAL, distribuir água em quantidade e de qualidade exemplar, Marcos Sá, Diretor de Comunicação, Marketing e Educação Ambiental reconhece a importância de “fazer chegar a todos sem exceção, a mensagem da sustentabilidade ambiental”. Ao mesmo tempo que promove o consumo sustentável, “a EPAL dá visibilidade a causas em prol da igualdade de oportunidades e da integração, dando o seu contributo para que todos se sintam incluídos”, afirma Marcos Sá, tornando este projeto num dos mais icónicos da empresa e que terá impacto na opinião pública para revolucionar mentalidades e garantir uma sociedade cada vez mais inclusiva e amiga do ambiente.





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