Mata algarvia integra projeto europeu que valoriza costa do Mediterrâneo
O Projeto europeu “INHERIT – Estratégias Turísticas Sustentáveis para Conservar e Valorizar o Património Natural Mediterrânico e Marítimo” é co-financiado pelo programa “Interreg Med”, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tem 15 parceiros em 10 países e conta com a Associação de Desenvolvimento do Património de Mértola (ADPM) como entidade gestora em Portugal, explicou Fernanda Silva, técnica da associação responsável pelo projeto.
A ADPM escolheu a mata de Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, para ser a primeira área natural protegida portuguesa a poder receber o selo de “área INEHERITURA”, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Associação de Desenvolvimento do Baixo Guadiana (Odiana), que tem trabalhado na criação de percursos pedestres, de cicloturismo e de observação de aves para preservar e desenvolver a área dos três municípios que a integram – Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, acrescentou Fernanda Silva.
Esta é a mais bem preservada mata nacional do litoral algarvio e local de eleição do camaleão. Quando tiver oportunidade de a visitar faça um trilho pedestre, veja as aves no pinhal e na lagoa, aproveite para descansar ou coma num dos vários parques de merendas disponíveis.
Com 10 ha, a Mata Nacional das Dunas de Vila Real de Santo António (MNDVRSA) tem uma superfície arborizada de 8 ha. O pinheiro-bravo (Pinus pinaster) ocupa 70% da área, em consociação com acácias. O viveiro florestal ocupa a restante superfície e tem como função específica a produção de plantas florestais autóctones, principalmente de alfarrobeira (Ceratonia siliqua), sobreiro (Quercus suber), pinheiro-manso (Pinus pinea) e azinheira (Quercus rotundifolia) e funções complementares de educação ambiental, recreio e lazer.
As dunas de Vila Real de Santo António foram cedidas ao Estado, para administração em 1886 remontando o auto de cedência a 1902, data em foi formalmente constituída a Mata Nacional das Dunas de Vila Real de Santo António.