Menos com Menos dá Mais



Por: Cláudia Rodrigues, Portugal Marketing & Communications Head da Samsung

Vivemos tempos de rutura, potenciados pela forma como entendemos e vivemos a tecnologia, e pelo crescente compromisso relativamente à conservação de recursos. Alterações que afetam, quer a produção de equipamentos tecnológicos, como o seu consumo a nível universal. Estamos perante uma nova era, onde é essencial que as grandes tecnológicas se preparem e se convertam em agentes ativos da mudança dos atuais modelos de negócio. Uma mudança que não se resuma apenas à boa vontade, mas que se traduza sim, em ações concretas que impactem positivamente as comunidades e o planeta. Tudo o que fazemos tem de estar orientado pelo compromisso global de desenvolver tecnologia, soluções ou serviços com propósito assente na Sustentabilidade.

Enquanto líderes de mercado, temos de dar o exemplo e assumir uma postura sustentável ao introduzir padrões de certificação ambiental exigentes numa clara aposta em soluções tecnológicas eficientes. O nosso compromisso passa por disponibilizar uma gama de produtos de elevada eficiência energética, que promovam uma redução da pegada ecológica e contribuam para a preservação do meio ambiente como é o caso dos novos comandos de televisão recarregados por energia solar.

Devemos concentrar-nos que a consciencialização ambiental está também a aumentar, através das novas gerações, e este será um fator crucial de implementação dos modelos circulares. A nova etiqueta energética já presente nos nossos eletrodomésticos e as embalagens Eco-Package especialmente desenhadas para serem transformadas em casas para gatos, estantes para livros ou mesa de apoio para revistas são alguns exemplos de alternativas que nos permitem proteger o planeta.​

Menos com menos dá mais e nos próximos anos, veremos um mercado tecnológico mais descarbonizado, mais renovável e mais flexível. Os desafios particulares desta época, de transição tecnológica e ecológica, não podem resumir-se a boas vontades, precisamos de ações concretas, e é nesse sentido que nos envolvemos ativamente em iniciativas com impacto em todo o mundo, nomeadamente em programas emblemáticos como o RE+ (programa de recolha de lixo eletrónico) ou o Galaxy Upcycling (transformação de smartphones que já não são usados em dispositivos reciclados).

Como filosofia de empresa cidadã global, é importante mobilizar uma nova geração de cidadãos a agir e alcançar metas como a degradação climática em conjunto. Somos motores de mudanças positivas, e é por essa missão que lutamos todos os dias, sempre na procura de um mundo mais sustentável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...