Mercado em segunda mão: dicas para vender os seus produtos
O Dia Mundial da Poupança celebra-se a 31 de outubro, mas há tendências que são anuais e se celebram todos os dias. O crescimento da economia circular é evidente e Portugal não ficou atrás com 83% dos portugueses a admitir já ter comprado ou vendido produtos em segunda mão, segundo um estudo da Wallapop.
Se ainda não sabe por onde começar, conheça 5 dicas da Wallapop para vender com mais rapidez, segurança e eficiência:
- Garanta que as fotografias do anúncio são nítidas, com boa iluminação e tiradas de vários ângulos.
- Procure fornecer descrições detalhadas dos produtos, incluindo informações como marca, estado de conservação, medidas, ano de compra e motivo da venda.
- Pesquise os preços que estão a ser praticados face a outros produtos semelhantes e ajuste o valor de forma competitiva.
- Mantenha o seu perfil atualizado com fotografia, informações básicas – como nome e localização geral – e avaliações positivas para inspirar mais confiança aos compradores.
- Mantenha uma comunicação transparente e responda rapidamente às questões de um comprador pode aumentar as hipóteses de fechar um negócio.
A diversidade de descrições presentes nas plataformas digitais de revenda também pode gerar algumas dúvidas nos utilizadores. Termos como “bom estado”, “como novo” e “usado” são frequentemente utilizados, mas nem sempre há um consenso sobre o seu real significado.
Com o objetivo de ajudar tanto os compradores, como os vendedores, a tomarem decisões mais informadas a Wallapop lançou um guia para descodificar esta linguagem comum nas compras de artigos em segunda mão:
- “Como novo com etiqueta” – significa que o objeto não apresenta sinais de uso e ainda contém a etiqueta original no produto.
- “Como novo, sem etiqueta” – sugere que o item apresenta muito poucos sinais de uso, podendo ter sido usado uma ou duas vezes, mas sem desgaste.
- “Bom estado” – implica que o artigo já foi utilizado com alguma frequência, mas está funcional e sem danos significativos, apenas pequenas marcas de uso.
- “Usado” – indica um nível de desgaste maior, podendo ter riscos, manchas ou sinais mais evidentes de utilização, mas ainda em condições de funcionamento.
- “Com defeito” – o item pode não estar totalmente operacional, sendo ideal para reparação ou reutilização apenas de alguns componentes ou funcionalidades.
Segundo um estudo da Wallapop, 90% dos portugueses menciona rever pelo menos uma vez por ano os produtos que tem em casa com o objetivo de desimpedir o espaço e vender o que já não usa. Estas plataformas de produtos reutilizados garantem uma excelente via para um rendimento extra, através da revenda de roupas, sapatos, malas, livros, aparelhos eletrónicos, coleções incompletas, videojogos, equipamento de desporto e muitos outros objetos.