Moçambique alerta para possível contaminação da água do rio Limpopo



A Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul) de Moçambique alertou ontem para uma possível contaminação da água do rio Limpopo, que atravessa quatro países africanos, referindo que estão a ser recolhidas amostras para análises.

“A água apresenta tons esverdeados, sendo esta coloração relatada desde áreas a montante (África do Sul, Zimbábue e Botsuana) estendendo-se até regiões a jusante, já em território moçambicano”, indica-se num comunicado da ARA-Sul, responsável pela gestão operacional dos recursos hídricos na região sul de Moçambique, enviado hoje à comunicação social.

No documento, a ARA-Sul refere que equipas dos quatro países que partilham a gestão da bacia do Limpopo, incluindo Moçambique, estão a fazer recolha das amostras da água “em pontos estratégicos” para análises em “laboratórios credenciados”.

O objetivo da amostra é verificar a origem da contaminação – industrial, algal, mineração, efluentes agrícolas ou domésticos – e o tipo de poluentes – químicos, microbiológicos, algas tóxicas e micropoluentes.

Até que os resultados das análises sejam divulgados, as autoridades moçambicanas pedem que a sociedade “evite o consumo de água diretamente do rio, seja para uso doméstico, consumo humano, irrigação agrícola ou abeberamento animal” e que relate “imediatamente às autoridades” qualquer anormalidade observada no curso da água.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...