Morcegos revelam quem são através das vocalizações
Os morcegos são animais altamente sociais, vivendo em grupos de várias dezenas ou mesmo centenas de indivíduos, por vezes congregando várias espécies no mesmo espaço. Ao longo da sua história evolutiva, a sua capacidade visual foi-se deteriorando, mas a audição desenvolveu-se de forma extraordinária, pelo que a comunicação acústica é um dos principais traços destes mamíferos voadores.
Através do estudo do comportamento e vocalizações de 60 morcegos machos da espécie nectarívora Glossophaga soricina handleyi, uma investigação liderada pelo Museu de História Natural do Instituto Leibniz para a Evolução e Ciência da Biodiversidade (Alemanha), decorrida na Costa Rica, revela que os animais mais curiosos e confiantes são os que mais emitem vocalizações sociais.
“Os nossos resultados sugerem que os morcegos conseguem não só comunicar diretamente com conspecíficos através das suas vocalizações sociais, como também fornecem pistas sobre as suas personalidades”, explica Theresa Schabacker, primeira autora do artigo divulgado recentemente na ‘Proceedings of the Royal Society B’.
A investigadora, em comunicado, aponta que essa capacidade permite aos morcegos que ouvem essas vocalizações saber que tipo de indivíduo as está a emitir, sem terem de interagir diretamente com ele. Ao captarem esse tipo de informação, os morcegos ouvintes podem decidir se querem interagir com o emissor, combatê-lo, cortejá-lo ou coopera com ele.
Se os morcegos mais curiosos e confiantes são os que emitem mais vocalizações, os mais tímidos e inseguros são os que menos o fazem. Num cenário de procura de parceiros, saber que tipo de morcego está nas redondezas pode ajudar, por exemplo, as fêmeas a decidirem que progenitor querem para as suas crias.
Por isso, os autores do artigo dizem que as pistas transmitidas nas vocalizações sobre a personalidade dos morcegos podem influenciar as dinâmicas sociais dentro de um grupo, por exemplo, definindo a hierarquia social.