Mudanças climáticas ameaçam Internet



As mudanças climáticas são uma das grandes ameaças que a humanidade enfrenta neste momento, devido aos muitos riscos inerentes a esta problemática. Um deles? Falhas na internet.

Um novo estudo indica que o aumento do nível médio dos mares irá submergir várias cidades que neste momento servem de eixo central à rede das redes. A Wired dá conta que daqui a apenas 15 anos, cerca de 6400 quilómetros de redes de fibra ótica instaladas em cidades costeiras dos EUA correm o risco de estar debaixo de água. A conclusão é de um estudo levado a cabo pelas Universidades de Wisconsin-Madison e pela Universidade do Oregon, que comparou mapas da infraestrutura da internet com dados da National Oceanic and Atmospheric Administration com previsões sobre como a subida do nível dos oceanos irá afetar as áreas costeiras dos EUA. Só em Nova Iorque, 53% dos cabos de fibra ótica deverão estar inundados daqui a 15 anos.

Imagem: estudo Lights Out: Climate Change Risk to Internet Infrastructure

Esta infraestrutura, além de antiga, nunca foi pensada para ser à prova de água, pelo que é provável que, num futuro próximo, teremos de juntar as falhas na internet aos outros problemas causados pela subida do nível dos mares.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...