Novas turbinas eólicas chegam a Cabo Verde no sábado para projeto de expansão



Cabo Verde vai receber no sábado novas turbinas eólicas que, depois de instaladas, serão as “estruturas mais altas do país”, com 105 metros até ao hub e cerca de 180 metros até à ponta da pá, anunciou a Cabeólica.

“As novas turbinas eólicas de grandes dimensões irão integrar o projeto de expansão da Cabeólica. As componentes incluem pás, torres e naceles”, explicou a empresa em comunicado.

O transporte das peças para o Parque Eólico de Santiago começa a 02 de setembro e deverá durar cerca de duas semanas.

O projeto apoia as metas nacionais de transição energética para 2025/2026, que incluem aumentar para pelo menos 30% a quota de energias renováveis na matriz elétrica e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

A previsão para 2030 é atingir 50% de energia renovável, colocando Cabo Verde entre os países mais proativos na luta contra as alterações climáticas.

O projeto permitirá reduzir mais de 50.000 toneladas de CO2 por ano, totalizando cerca de 100.000 toneladas com a operação global da Cabeólica.

Ajuda também na descarbonização da economia, reforça a independência e segurança energética com turbinas e baterias (BESS) e torna a eletricidade mais competitiva.

“Com estas turbinas, reforçamos a capacidade de gerar energia limpa e o compromisso de Cabo Verde com um futuro energético sustentável”, disse a empresa.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...