Nove em cada dez pessoas respira ar poluído



Sete milhões de pessoas morrem anualmente por causas directamente relacionadas como poluição. Os dados revelados ontem pela Organização Mundial de Saúde revelam que 92% da população mundial, “uma imensa maioria” está a respirar ar contaminado com níveis extremamente perigosos para a saúde.

“O mais dramático é que os valores estabilizaram”, afirma María Neira, directora de Saúde Pública e Meio Ambiente, em declarações à agência Efe. Segundo o relatório agora divulgado, apesar de alguns esforços globais para combater a situação, os níveis de contaminação do ar continuam a revelar valores muito acima do desejado. Excepção para a Europa e o continente americano que revelam ligeiras melhorias.

Doenças como derrames cerebrais, ataques de coração, obstruções pulmonares e infecções respiratórias são consequência directa dos milhões e milhões de microscópicas partículas poluídas que entram com pezinhos de lã nos pulmões e sistema cardiovascular de 92% da população mundial.

Com valores de mortalidade causada pela polução cinco vezes superior ao recomendado pela OMS, países da África, Ásia e Médio Oriente estão especialmente vulneráveis à poluição do ar. O panorama parece estar a mudar, no entanto. Nos últimos tempos, a China, país a braços com sérios problemas ambientais, tem tomado algumas medidas drásticas para recuperar a situação, como este caso e este, num esforço visto por muitos como um mudança muito positiva.

“A poluição ambiental é o maior desafio para a saúde pública mundial”, sublinhou a directora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS. 

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...