O que podemos esperar de Jaime Lerner no Green Festival?



“Todas as cidades podem melhorar a sua qualidade de vida em menos de três anos, qualquer que seja a sua condição financeira”.

A frase é de Jaime Lerner e foi dita na recente entrevista que o urbanista concedeu à CNN. Esta mesma frase deverá arrancar muitos sorrisos – e questões – por parte dos presentes na conferência que o urbanista brasileiro encabeçará no Green Festival, que terá como tema as cidades sustentáveis.

Para além de ser o pai do sistema Bus Rapid Transit (BRT) – um autocarro com uma faixa exclusiva para circular e que chega a ter uma frequência menor a um por minuto! – Lerner revolucionou também a recolha de lixo de Curitiba, através do projecto “Lixo por dinheiro”.

As seis faixas rápidas do BRT transportam 36 mil passageiros por hora. O que perfaz 2,3 milhões passageiros por dia, levando os cidadãos de Curitiba até 20 quilómetros fora da cidade.

Em meados anos 60, outra das inovações de Lerner levou-o a encerrar algumas ruas ao trânsito automóvel. O urbanista brasileiro percebeu antes de todos que os automóveis iriam transformar as cidades em amontoados de cidadãos sem mobilidade.

Para se ter uma ideia da sua dimensão visionária, uma década antes a cidade de Brasília, construída por Óscar Niemeyer para se tornar na capital brasileira, fez questão de albergar largas ruas e avenidas para o trânsito automóvel poder circular à vontade.

Com 51 metros quadrados de espaços verdes por pessoa e um eficiente e económico sistema de transportes públicos, que leva a maioria das pessoas a perder apenas entre 20 a 40 minutos para chegar a casa, Curitiba é presença quase obrigatória nos rankings de cidades sustentáveis em todo o mundo.

Aos 72 anos, Lerner dedica agora o seu tempo ao seu atelier de arquitectura, desenvolvendo projectos de transporte sustentável em países como os Estados Unidos, a China, México, Rússia ou Angola.

O atelier de Lerner está também a desenhar o Dock Dock, um mini-automóvel eléctrico que poderá tornar as ruas menos congestionadas e reduzir as emissões de carbono.

“Há hoje três temas principais que se estão a tornar importantes não apenas para as cidades como para toda a humanidade: mobilidade, sustentabilidade – que está ligada à mobilidade – e diversidade social”, explicou o urbanista à CNN.

E agora, segue a pergunta do milhão de dólares para Lerner responder na próxima sexta-feira, 10 de Setembro: “Como pode Lisboa melhorar a sua qualidade de vida em apenas três anos?”

Mais uma razão para não perder a conferência sobre cidades sustentáveis, no dia 10 de Setembro, pelas 14h30, no Green Festival.

Descubra no vídeo algumas das ideias de Lerner sobre a importância dos transportes públicos para a cidade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...