Observatório Agroalimentar dos Açores permite maior transparência e literacia



O Observatório Agroalimentar dos Açores, uma plataforma que está em fase de desenvolvimento na região, permitirá “uma maior transparência e possibilitará uma maior literacia”, disse ontem o presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

O projeto está a ser desenvolvido pelo Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA) e insere-se no conjunto de projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento base de 200 mil euros, segundo o executivo regional açoriano.

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pelo secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, participou hoje na apresentação preliminar do Observatório Agroalimentar dos Açores, “uma plataforma inovadora destinada à recolha e análise de dados sobre o setor agroalimentar da região”.

Citado num comunicado, José Manuel Bolieiro referiu que a iniciativa “permitirá uma maior transparência e possibilitará uma maior literacia” e sublinhou que os dados recolhidos serão fundamentais para compreender a cadeia de valor da produção agroalimentar.

“A disponibilização de dados permite identificar oportunidades e garante uma opinião pública informada e compreensiva daquilo que estamos a fazer neste setor”, disse.

Na apresentação da iniciativa, na presença da presidente do conselho de administração do IAMA, Carolina Câmara, e do presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, o governante também reforçou que o setor agroalimentar é “importante para a região” e os dados apurados pelo futuro Observatório Agroalimentar permitirão compreender a realidade “com verdade”.

O Observatório Agroalimentar dos Açores terá como principal objetivo monitorizar tendências e políticas de apoio à agricultura e à produção alimentar, abrangendo setores como a bovinicultura, fruticultura, horticultura, floricultura, vitivinicultura, produção de mel e produtos biológicos.

Além disso, terá um papel essencial na monitorização da formação de preços, estimativas de produtividade e valores do comércio externo, segundo o Governo Regional.

A criação do Observatório Agroalimentar consta no Orçamento da região para 2025.

Na proposta, conhecida em outubro de 2024, o executivo propunha o desenvolvimento, no âmbito do PRR, de “um Observatório Agroalimentar dos Açores, concretizado numa plataforma informática, contendo dados relativos a variáveis económicas, produtivas, sociais e ambientais que cubram todos os setores agroalimentares”.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...