Os cemitérios de veículos da China (com FOTOS)



Não interessa a idade, o estado de conservação, preço ou se estão em condições para andar nas estradas. Milhões de veículos chineses estão a ser colocados de parte devido a questões ligadas à poluição – e a alimentar verdadeiras lixeiras de grande dimensão no país asiático.

Ameaçado por níveis de poluição atmosférica vinte vezes superiores aos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e acossado pelos protestos da população, o Governo chinês está a lançar uma campanha contra os veículos altamente poluentes, desviando-os para sempre das estradas.

Carro, camionetas e autocarros altamente poluentes são os principais alvos desta campanha, mas nem as motorizadas escapam. Agora, eles podem ser vistos em gigantescas lixeiras ao longo das estradas, avança o Daily Mail.

Só a cidade de Hangzhou registou, em 2013, cerca de 239 dias de smog e poluição. Segundo os responsáveis pela saúde, 40% desta poluição atmosférica está directamente ligada às emissões de gases com efeito de estufa relacionado com veículos.

O excesso de veículos no trânsito é resultado do aumento do poder de compra da classe média chinesa – existe um carro por cada dois cidadãos de uma cidade. E, ainda que as autoridades estejam a inaugurar vários meios de transporte públicos para ligar os cidadãos entre vários pontos da cidade, muitos deles não abdicam do seu carro.

Por outro lado, as tecnologias ligadas aos combustíveis mais limpos são quase inexistentes no país, pelo que o ambiente é duplamente prejudicado.

[nggallery id=1963 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...