Passagem de Ano: Fogo-de-artifício “silencioso” em Quarteira “a pensar nos animais e nas pessoas mais sensíveis ao ruído”



A Câmara Municipal de Loulé anunciou que o espetáculo de fogo-de-artifício que marcará a festa de passagem de ano na Quarteira “não terá o habitual barulho dos estoiros dos foguetes”, informou em nota no portal oficial da autarquia.

O Executivo explica que o objetivo é proteger os animais e as pessoas mais sensíveis aos estrondos produzidos pela pirotecnia convencional.

“A pensar nos animais e nas pessoas mais sensíveis ao ruído, pela primeira vez, o espetáculo de fogo de artifício em Quarteira será realizado com um tipo de pirotecnia especial que não emitirá o habitual barulho associado aos estoiros dos foguetes”, escreveu a autarquia algarvia na sua página na rede social Facebook.

Numa investigação divulgada no ano passado, investigadores da Universidade de Curtin, na Austrália, revelaram que os estrondos causados pelos fogos-de-artifício são “altamente prejudiciais” para animais domésticos, para os selvagens e para o ambiente.

Bill Bateman, principal autor do artigo publicado na revista ‘Pacific Conservation Biology’, argumenta que ao passo que o stress causado nos animais domésticos pelos ruídos e pelos flashes dos fogos-de-artifício pode ser gerido ou minimizado antes ou depois do evento, “os impactos na vida selvagem podem ser a uma escala muito maior”.

A par disso, as explosões de fogos-de-artifício libertam “materiais altamente poluentes que também contribuem significativamente para a poluição química do solo, da água e do ar, o que tem implicações para a saúde quer dos humanos, quer dos animais”, avisa Bateman, com os investigadores a defenderem a implementação de alternativas como drones e espetáculos de luzes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...