Planos inovadores de Matosinhos e Câmara de Lobos selecionados pela UE para financiamento

Projetos dos municípios de Matosinhos e de Câmara de Lobos (Madeira) vão receber, respetivamente, mais de 4,9 e 3,8 milhões de euros para desenvolvimento de projetos inovadores no âmbito da transição energética e tecnologia das cidades.
As verbas, segundo um comunicado de imprensa da Comissão Europeia, são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), num total de 94 milhões de euros atribuídos a 20 projetos, entre 110 candidatos, de 13 Estados-membros.
O projeto MOVES-IT de Matosinhos visa criar um Centro de Inteligência Urbana (UIC) para centralizar e gerir diversos conjuntos de dados, incluindo informações sobre espaços verdes, recursos hídricos e práticas sustentáveis dos cidadãos.
Uma das principais características do projeto é o Concurso Digital de Vizinhança (CVD), uma ferramenta concebida para envolver os residentes no rastreio e na contribuição de dados de agregados familiares e espaços públicos selecionados no Bairro da Biquinha.
Em Câmara de Lobos, o projeto Co.nTE visa dar resposta a desafios como a elevada pressão imobiliária, as limitadas alternativas de agricultura urbana e os impactos das alterações climáticas com recurso à inteligência artificial.
O concurso foi lançado pela Iniciativa Urbana Europeia que, com os 20 planos hoje selecionados, apoia já 56 ações inovadoras em 19 Estados-membros.