Politécnico de Leiria leva projetos na área da bioeconomia azul à Expo Osaka 2025 no Japão



O Politécnico de Leiria vai marcar presença na Expo Osaka 2025, no Japão, entre os dias 23 e 25 de julho, para apresentar um conjunto de projetos de investigação na área da bioeconomia azul, nomeadamente biotecnologia azul, aquacultura, inovação alimentar e proteção e restauro dos ecossistemas, estabelecendo a ligação à sua unidade de investigação associada MARE-IPLeiria e ao Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche (SmartOcean), foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a participação na Expo Osaka 2025 visa o fortalecimento da internacionalização do Politécnico de Leiria no continente asiático, dando especial destaque ao seu ecossistema de investigação e inovação azul para a bioeconomia. A presença no evento enquadra-se no âmbito da Semana Temática Learning and Playing, numa parceria estabelecida com Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e através da iniciativa Study & Research in Portugal.

Os projetos em destaque estabelecem uma ligação clara ao tema do Pavilhão de Portugal – ‘Oceano, Diálogo Azul’ –, refletindo a aposta nacional numa relação sustentável, científica e inovadora com o mar e os seus ecossistemas. Em representação da instituição estarão Sérgio Leandro, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e coordenador científico do SmartOcean, e Marco Lemos, docente da ESTM e investigador do MARE-IPLeiria.

O Politécnico de Leiria, através da ESTM e da unidade de investigação associada MARE-IPLeiria, tem realizado, nos últimos anos, investimentos significativos ao nível da construção de infraestruturas, como o CETEMARES, do reforço de equipamentos científicos e tecnológicos de apoio às atividades de investigação e formação, bem como na captação de investigadores altamente qualificados. Esta opção estratégica tem permitido à instituição afirmar-se como um parceiro-chave no crescimento da economia azul a nível regional e nacional, refletido no estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas.

Ainda no que diz respeito à Investigação & Desenvolvimento nos domínios do oceano e da sustentabilidade, a estratégia do Politécnico de Leiria tem sido sustentada por um conjunto de projetos nacionais e internacionais em áreas como: proteção e restauração de ecossistemas marinhos; economia azul circular e sustentável; sustentabilidade e segurança alimentar; e literacia do oceano e comunicação científica azul.

Refira-se que uma parte significativa da investigação desenvolvida na instituição é sustentada pela oferta formativa da ESTM que, além da formação superior na área do turismo, possui cursos de licenciatura nas áreas da biologia marinha, da biotecnologia e da engenharia alimentar, e mestrados nas áreas de aquacultura, biotecnologia e recursos marinhos, economia azul e circular, gestão da qualidade e segurança alimentar, entre outros programas formativos.

Mais informações sobre o trabalho e os projetos desenvolvidos pelo Politécnico de Leiria na área da bioeconomia azul estão disponíveis aqui

‘Oceano, Diálogo Azul’ é o tema da participação de Portugal na Expo Osaka 2025. País histórico, cultural e economicamente virado para o oceano e os seus ecossistemas, Portugal assume a participação nesta exposição mundial como uma oportunidade para fazer avançar os compromissos assumidos para a concretização do ODS 14 (conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos) e do ODS 7 (garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos), através da promoção de projetos e parcerias frutuosas entre instituições governamentais, empresas, academia e ONG.

Esta participação serve também o objetivo de mostrar ao mundo a relação histórica do país com os oceanos, o conhecimento do Oceano Atlântico e as tecnologias inovadoras e inspiradoras que colocam Portugal na vanguarda de uma economia azul sustentável.

 

 

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...