Espécie rara de polvo foi avistada na Austrália

O polvo-cobertor (Tremoctopus) é uma espécie deslumbrante, porém, rara de ser avistada. Mas no dia 6 de janeiro, a bióloga e guia Jacinta Shackleton teve a oportunidade de ver nadar uma jovem fêmea, nas águas cristalinas da Grande Barreira de Coral, na Austrália.
“Quando o vi pela primeira vez, pensei que poderia ser um peixe juvenil com longas barbatanas, mas quando se aproximou, percebi que era um polvo-cobertor feminino e tive uma sensação avassaladora de alegria e emoção”, descreve ao jornal britânico The Guardian.
A primeira observação de um polvo-cobertor macho em habitat natural foi registada apenas em 2002. De acordo com a bióloga, a espécie foi avistada neste local apenas três vezes.
O diformismo que existe entre o macho e a fêmea é notório já que, o macho, tem um peso 40 mil vezes inferior e chega apenas aos 2,4 centímetros de comprimento. As fêmeas medem cerca de 2 metros de comprimento e são conhecida pela sua longa capa. Isto faz com que sejam os animais com maior diferença de tamanho no reino animal, segundo a Fundação da Grande Barreira de Coral.
“As cores da sua capa eram incríveis e foi fascinante observar a maneira como ela se movia pela água. Foi certamente um encontro único na vida, estou muito grata!”, afirma.
Veja um vídeo do momento, partilhado por Jacinta Shackleton na sua página de Instagram:
Ver esta publicação no Instagram