Produtos “fora da caixa”, naturais e sustentáveis entre as tendências do agroalimentar
Produtos “fora da caixa”, que tenham em conta o impacto ambiental, naturais e sustentáveis estão entre as tendências que vão impactar o setor agroalimentar internacional em 2025, avançou a PortugalFoods.
“Os consumidores procuram o extraordinário, o diferente, levando as empresas a apresentarem novos produtos com misturas surpreendentes e que proporcionam o efeito ‘uau’”, destacou, em comunicado, a PortugalFoods.
Segundo a análise desta entidade gestora do ‘cluster’ do agroalimentar português, em conjunto com a consultora Innova Market Insights, 43% dos inquiridos procuram fórmulas “fora da caixa” e 40% privilegiam o sabor.
Portugal não integrou o lote de países onde foram aplicados os inquéritos que serviram de base para este estudo.
Para os consumidores, à medida que a procura por produtos de valor acrescentado sobe, a qualidade é o fator mais importante.
Entre 50% a 60% dos inquiridos valorizam o preço e a frescura dos alimentos, 40% a 50% os benefícios para a saúde e 30% a 40% o prazo de validade. Já menos de 30% dão valor à marca.
A satisfação das necessidades nutricionais específicas é outra das tendências para o agroalimentar, assim como o lançamento de alimentos e bebidas com ligação à saúde digestiva ou intestinal.
Por sua vez, a categoria dos produtos de base vegetal tem enfrentado alguns problemas no seu crescimento devido à falta da naturalidade em alguns casos, o que constitui um desafio para o corrente ano.
Quase metade dos inquiridos estão muito ou extremamente conscientes do impacto das alterações climáticas em produtos como o café, azeite ou o chocolate, sentido, sobretudo, no aumento dos preços e, consequentemente, nas vendas.
Integram ainda as 10 tendências que vão impactar o agroalimentar em 2025 os alimentos com benefícios para a imagem dos consumidores, estando o foco, sobretudo, na pele e cabelo.
“Num mundo em constante evolução, os consumidores desejam redescobrir sabores da sua herança culinária, abraçando a autenticidade e a tradição. Quase um em dois dos consumidores, a nível mundial, considera que é importante consumir alimentos que expressam a sua herança/tradição”, acrescentou.
Os consumidores optam, cada vez mais, por alimentos que beneficiam o seu humor e bem-estar mental, sendo este “o momento” para as marcas apostarem no lançamento de produtos que “se ligam sentimentalmente aos consumidores”.
No corrente ano, as empresas devem continuar a apostar na inteligência artificial, uma vez que começam a identificar as possibilidades que esta oferece em domínios como a segurança alimentar, bem-estar, inovação e sustentabilidade.
“Esta nova edição mostra que as tendências de consumo são hoje muito abrangentes e que os fatores de compra são múltiplos. Responder a este grau de exigência por parte dos consumidores é um desafio para a indústria. Sem dúvida, o setor agroalimentar português tem demonstrado uma capacidade notável de adaptação às tendências globais, mantendo-se dinâmico e inovador, investindo em tecnologia e sustentabilidade”, afirmou, citada em comunicado, a diretora executiva da PortugalFoods, Deolinda Silva.
Por sua vez, Enric Tardio da Innova Market Insights referiu que os consumidores estão cada vez mais focados na qualidade dos ingredientes, acrescentando que as marcas que “enfatizam a qualidade superior das suas composições tendem a destacar-se no mercado”.
O relatório anual Innova Trends 2025 tem por base inquéritos globais junto de consumidores de países como Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
A Innova Market conta com cerca de 1.200 investigadores em mais de 90 países e com uma base de dados de novos produtos com mais de 600.000 registos, segundo a informação disponibilizada no seu ‘site’.
A PortugalFoods conta, atualmente, com cerca de 200 associados entre empresas, entidades do sistema científico e da fileira agroalimentar e outras atividades conexas.