Proença-a-Nova promove campanha de troca de resíduos eletrónicos por plantas
A Câmara de Proença-a-Nova promove, na terça-feira, uma campanha ambiental de troca de resíduos eletrónicos por plantas, que visa a reflorestação do concelho e a consciencialização para a importância da reciclagem.
Em comunicado, o município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, referiu que a iniciativa “Troque Resíduos por Plantas” decorre na terça-feira, no Viveiro Municipal.
“Por cada cinco lâmpadas, cinco resíduos eletrónicos de pequena dimensão (telemóveis, carregadores, ‘fones’) ou três aparelhos eletrónicos de grande dimensão (televisores, consolas, computadores), cada munícipe recebe uma planta à escolha entre um conjunto selecionado, até um limite de cinco plantas por pessoa”, explicou a autarquia.
Este evento tem um objetivo duplo: consciencializar a população para a importância da reciclagem deste tipo de equipamentos em fim de vida e, ao mesmo tempo, incentivar a reflorestação do concelho.
A iniciativa “Troque Resíduos por Plantas” decorre entre as 10:00 e as 13:00 e destina-se apenas a residentes em Proença-a-Nova.
“Na data em que se assinala o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, esta ação desperta para a problemática do excesso de resíduos produzido em termos mundiais. Entre as substâncias mais habituais que contêm estes resíduos há elementos como cádmio, chumbo, óxido de chumbo, níquel ou mercúrio, que provocam graves desequilíbrios nos ecossistemas”, salientou a autarquia.
A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) define resíduo eletrónico como qualquer dispositivo alimentado com energia elétrica, cuja vida útil tem um final, ou seja, lixo eletrónico inclui computadores, televisores, telemóveis, entre outros dispositivos.
No caso das lâmpadas, quando colocadas no lixo, podem partir-se e libertar substâncias perigosas para o ambiente e saúde pública, como o mercúrio.
Além disso, quase todas as lâmpadas podem ser recicladas, uma vez que são compostas por 90% de vidro que pode ser utilizado na produção de novas lâmpadas.