PRR: Apoios à compra de painéis solares nos Açores atingem meta antes do prazo



O programa SOLENERGE, que incentiva a aquisição de painéis fotovoltaicos, atingiu a meta antes do prazo previsto para dezembro, com um investimento de 15 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou ontem o governo açoriano.

Em comunicado, o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) dá conta que aquele programa “atingiu com sucesso a meta de 11,2 MW de potência instalada em painéis solares antes do prazo estipulado pela Comissão Europeia”, previsto para dezembro.

Segundo o executivo açoriano, a meta foi cumprida com um investimento inferior ao inicialmente previsto, uma vez que o PRR disponibilizou cerca de 19 milhões para o SOLENERGE, mas apenas foram necessários 15 milhões de euros.

“O Governo dos Açores não só assegurou o cumprimento da meta com sucesso, como, com os cerca de 4 milhões de euros já comprometidos, vai ultrapassar o compromisso assumido com a Comissão Europeia”, lê-se na nota de imprensa.

Em 16 de janeiro, foi anunciado que a reprogramação de 75,6 milhões de euros do PRR nos Açores iria dedicar 41 milhões ao programa SOLENERGE, deixando de financiar os barcos elétricos.

Aquando do anúncio da reprogramação, o secretário das Finanças do Governo dos Açores lembrou que o SOLENERGE regista um “grande ‘overbooking’”, uma vez que existem “muitos projetos sem verba para serem apoiados”.

“Uma das grandes decisões é colocar no SOLENERGE mais 41 milhões de euros. O SOLENERGE, em vez de ter 19 milhões de euros, terá 60 milhões e esses 60 milhões serão exclusivamente para o setor privado”, destacou Duarte Freitas.

A reprogramação aconteceu depois de ter sido denunciado que vários candidatos ao SOLENERGE receberam a indicação de que a análise das candidaturas estava suspensa, visto a verba alocada ter atingido o seu limite.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...