O Larsen C desprendeu-se ontem da Antárctida e, naturalmente, a notícia espalhou-se rapidamente um pouco por todo o mundo, tal como nós o fizemos aqui.

Afinal, não sendo o maior Iceberg que alguma vez se formou, é absolutamente gigante, com 5 800 quilómetros quadrados. Na sua maioria, quem deu as notícias tentou quantificar o tamanho, fazendo comparações com algum local de referência. Os próprios cientistas que acompanharam mais de perto o desprendimento, compararam-no com o Pais de Gales, já que são da Universidade de Swansea. Nós, aqui no Green Savers, dissemos que era maior que o Algarve (5400 quilometros).

Mas o Berliner Morgen Post fez melhor e criou um mapa interactivo com a área do Iceberg delineada a rosa, que pode arrastar e posicionar sobre a sua cidade ou qualquer outra área que lhe seja familiar. Muito útil para se ter uma verdadeira dimensão da magnitude do Iceberg.bE não se assuste pelo site ser alemão, é extremamente intuitivo e não precisa de perceber a língua para fazer zoom in, zoom out ou arrastar o “iceberg” pelo mapa mundo.

Foto: NASA/John Sonntag

Deixar uma resposta