Redes iluminadas ajudam a impedir a captura acidental de mamíferos marinhos



A captura acidental de espécies marinhas nas redes de pesca é bastante habitual e perigosa. Esta prática acaba por matar muitas espécies sem qualquer necessidade, pondo em risco as populações ameaçadas e os ecossistemas marinhos. É, por isso, importante desenvolver alternativas e soluções que reduzam este risco.

Uma investigação analisou a vantagem de colocar iluminação LED em redes de pesca comercial, e os resultados, agora publicados na revista Current Biology, revelaram-se promissores. O estudo decorreu na costa do Pacífico, no estado mexicano de Baixa Califórnia do Sul, onde foram colocadas luzes LED verdes em redes de esmalhar. Inicialmente, esta ideia foi adotada para proteger a captura de tartarugas marinhas.

As redes iluminadas reduziram as capturas acidentais em 63%, tendo sido os tubarões, as raias e as mantas as espécies mais poupadas (95%), tal como a Lula-de-humboldt (81%), mas também outros pequenos peixes (48%). Além disso, esta solução permitiu reduzir mais de metade do tempo que os pescadores levavam a recuperar e desembaraçar as redes. Para os autores, é uma ferramenta que beneficia todas as partes.

“Estes resultados demonstram que os potenciais benefícios das redes iluminadas vão muito além das tartarugas marinhas, ao mesmo tempo que demonstram a forte promessa da iluminação nas redes em mitigar as capturas acessórias abandonadas em semelhantes pescarias costeiras com redes de esmalhar em todos os oceanos do mundo”, explica Jesse Senko, principal autor do estudo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...