Reformada britânica descobre capela do século XIII no seu jardim (com FOTOS)
Uma professora reformada inglesa descobriu as ruínas de uma antiga capela do século XIII ao escavar as raízes de algumas árvores que tinha cortado no jardim da sua casa, no Wiltshire, em Inglaterra.
A descoberta foi feita no verão passado, quando ao arrancar as raízes das árvores Mary Hudd encontrou várias pedras alinhadas no relvado em frente à habitação. A antiga professora convidou então alguns arqueólogos a visitar o local, que depois de algumas escavações encontraram uma estrutura saxónica e uma capela que se pensa datar de 1209.
Desde então, o jardim de Mary Hudd tornou-se num local de escavações, tendo revelado já várias paredes e fundações – que podem vir a ajudar a aprofundar a história da pequena aldeia de Bincknoll, acreditam os especialistas.
Embora o seu jardim da frente tenha sido completamente destruído pelas escavações, a antiga professora diz-se maravilhada com a descoberta, escreve o Daily Mail. Mary Hudd vive na habitação com o marido desde 1968. “Tem sido brilhante, simplesmente fantástico. Interesso-me muito por história e arqueologia e ter todas estas pessoas aqui tem sido fantástico”, afirmou a reformada ao Daily Mail.
O último ano de escavações permitiu descobrir duas construções: a capela e uma parede de origem saxónica. Acredita-se que o local fosse de culto religioso, com a parede a datar do século XI. Posteriormente, a capela foi construída em torno da estrutura saxónica.
[nggallery id=2069 template=greensavers]