Relatório da Agência Europeia do Ambiente confirma: carros elétricos são muito melhores para o clima
Apesar de alguns títulos mais sensacionalistas que circulam em alguns meios de comunicação, a verdade é que o relatório da Agência Europeia do Ambiente não critica os veículos elétricos (VE) – muito pelo contrário.
O relatório “Veículos elétricos do ponto de vista do ciclo de vida e economias circulares” mostra que as atuais evidências provam que o ciclo de vida de um veículo elétrico é muito melhor para o clima e para a qualidade do ar do que os equivalentes a combustível fóssil, e só terá tendência a melhorar.
Neste momento, e numa altura em que a quantidade de energia renovável na Europa ainda varia bastante de país para país, o carro elétrico típico já produz menos gases com efeito de estufa e poluentes quando comparado com um veículo a diesel ou gasolina – e isto apesar de um VE produzir mais CO2 durante a fase de construção devido à sua bateria.
Mas tal como vimos noutro artigo publicado pelo Greensavers, se não fosse a bateria um VE até seria responsável por menos emissões durante a construção por ser mecanicamente mais simples.
Neste momento, o relatório indica que um VE emite menos 17% a 30% durante toda a sua vida. Todavia, como a intensidade carbónica da energia na União Europeia está a diminuir e projeta-se que venha a diminuir muito mais à medida que aumentam as fontes de eletricidade renovável, um VE típico poderá ser responsável por menos 73% de emissões que um a combustão em 2050.
No que toca à qualidade do ar local, os carros elétricos são imbatíveis porque não emitem quaisquer poluentes. Todavia, continuam a ser responsáveis por partículas finas durante as viagens, devido à matéria presente nas estradas e ao desgaste dos pneus.
A parte mais negativa do relatório diz respeito a alguns materiais presentes nas baterias, como o cobre e o níquel. Todavia, o relatório também indica que estas desvantagens podem ser ultrapassadas com uma abordagem de economia circular.