Roma está prestes a construir o maior parque solar do mundo



Ao longo dos séculos, a cidade eterna de Roma tem inspirado o resto do mundo. As grandes realizações da Roma antiga continuam a ecoar ao longo da história. O seu projeto de arquitetura de grandes obras públicas inspira e encanta. Agora, Roma vai tornar-se o lar da maior quinta solar do mundo, avança o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, esta quinta solar vai permitir a Roma acolher a Exposição Mundial em 2030. A ideia é que todos os países contribuam para o parque solar, que irá alimentar o local da exposição e descarbonizar os bairros suburbanos próximos. Todos os pavilhões serão reutilizáveis, para que possam servir diferentes funções, uma vez terminada a exposição.

Este projeto foi desenvolvido por CRA, Carlo Ratti Associati, o arquiteto Italo Rota e o urbanista Richard Burdett. Esta quinta, oficialmente designado Parque Solar da Expo, cobre 150.000 metros quadrados. Juntamente com os painéis solares, a área está cheia de árvores que criam uma sensação de parque. No centro do design está o Eco-system 0.0, o edifício mais alto da Expo. Isto cria arrefecimento através da evaporação.

Além disso, o local da exposição terá três áreas principais: a cidade, o parque e a avenida. Aqui, tanto as estruturas artificiais como naturais coexistirão lindamente. A vila expo tornar-se-á uma extensão da vizinha Universidade de Roma “Tor Vergata”. A avenida é o centro pedestre, um caminho que atravessa todos os pavilhões. Por outro lado, o parque está cheio de coisas em crescimento e é acentuado por vários pavilhões.

O tema para a exposição é “Pessoas e Territórios, Juntos”: Regeneração Urbana, Inclusão e Inovação”. E com este parque solar urbano, não é apenas um design deslumbrante, mas terá vários painéis brilhantes colados sobre uma densa cobertura de verde. A quinta não só absorve energia livre e renovável e totalmente limpa do sol, como também ajuda a limpar todo o ar à sua volta.

Finalmente, “este é um belo modelo de uma forma de curar o mundo, proporcionar espaços verdes em áreas urbanas e cidades energéticas com energia limpa e renovável. Mais uma vez, Roma está a criar projetos massivos destinados a inspirar o mundo que deixarão a sua marca na história humana”, conclui o “Inhabitat”.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...