São Paulo: moradores criam praça para actividades de ócio, cultura e lazer

Em Julho, um movimento formado por comerciantes e moradores da rua Mourato Coelho, em São Paulo, Brasil, realizou uma pesquisa para recolher sugestões de melhorias para a zona envolvente.

O movimento, denominado Mouramos, quis saber qual a melhor forma de transformar a movimentada rua Mourato Coelho num local mais amigo dos moradores, comerciantes e outros cidadãos.

Depois de recolhidas todas as sugestões, surgiu a ideia de aproveitar parte de um estacionamento automóvel e transformá-lo numa área ociosa e delimitada por blocos de cimentos – iguais aos que são utilizados para cercar rotundas provisórias, por exemplo. O espaço foi resgatado ao quarteirão entre as ruas Purpurina e Wisard.

Como se pode ler no site do Movimento Mouramos, ao espaço foi dado o nome de Praça das Tartarugas – um local com bancos e tapetes de borracha e onde os cidadãos podem aproveitar para relaxar ou conviver com os vizinhos.

A ideia do Movimento Mouramos é alargar o espaço, colocar relva, e espalhar a iniciativa a outros locais do bairro. Ao expandir o projecto, a associação pretende colocar mesas para jogos – xadrez, por exemplo – e até cultivar hortas.

Ainda assim, todas estas ideias terão de ser propostas à prefeitura de São Paulo, que terá a última palavra sobre este resgate do espaço público para quem deve usufruir dele: os moradores do bairro.

Veja algumas fotos do antes (primeira foto) e depois da Rua Mourato Coelho.

[nggallery id=141 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...