Semana da Química vai pôr estudantes de Estarreja a descobrir esta ciência

As empresas Air Liquide, AQP, Cires, CUF e Dow, em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, vão promover na próxima semana – 11 a 14 de Outubro – uma iniciativa dedicada à química. A Semana da Química decorrerá no Cine-Teatro de Estarreja e destina-se a todos os alunos das escolas do concelho de Estarreja, do 1º ciclo ao 12º ano.

O evento está ligado ao Ano Internacional da Química (AIQ) e vai contar com duas sessões diárias de um espectáculo didáctico sobre a química. O objectivo é sensibilizar os jovens para a descoberta desta ciência, que também se pode aprender fora da sala de aula.

Produzido e encenado pela Fábrica – Centro Ciência Viva, da Universidade de Aveiro, e intitulado “Química por Tabela 2.0”, o espectáculo vai demonstrar como a química interage connosco, fazendo parte do nosso quotidiano e garantindo a qualidade, conforto e segurança para as nossas vidas. Mesmo que, por vezes, não tenhamos a percepção nítida dessa vantagem.

Em palco, as peripécias dos actores da Fábrica vão incluir transformações químicas curiosas e surpreendentes, mostrando como é que processos químicos como a oxidação-redução, precipitação, complexação ou quimioluminiscência acontecem – por vezes muito perto de nós.

Com esta iniciativa, as empresas químicas da Pacopar – Painel Consultivo Comunitário do Programa de Actuação Responsável – e Câmara de Estarreja reafirmam o seu compromisso de responsabilidade social para com a comunidade, numa vertente pedagógica e educacional.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...