Sensibilização ambiental em dia de final da Taça de Portugal

A Federação Portuguesa de Futebol e a Tabaqueira promoveram uma ação de sensibilização ambiental, em plena Mata Nacional do Jamor, aproveitando a presença de milhares de adeptos, ali presentes a propósito da final da Taça de Portugal, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “o Jamor não é um cinzeiro” foi o mote desta iniciativa, que incidiu sobre a recolha de beatas de cigarro nas zonas adjacentes ao Estádio Nacional, contemplando ainda a oferta de cinzeiros portáteis a adeptos de Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, os dois emblemas finalistas da presente edição da proa rainha do futebol português.
Esta ação pretende reforçar a sensibilização dos portugueses em prol do combate aos resíduos, apelando à correta deposição das beatas de cigarro. A iniciativa deste domingo, deu sequência ao trabalho realizado em iniciativas anteriores, igualmente organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol, no âmbito da campanha “Portugal Não é um Cinzeiro”, integrada na estratégia global de sustentabilidade da Philip Morris International (PMI) – da qual a Tabaqueira é subsidiária.
A iniciativa “O Jamor Não É Um Cinzeiro” integra a campanha “Portugal Não é um Cinzeiro”, que faz parte da política global de sustentabilidade da Philip Morris International (PMI), da qual a Tabaqueira é subsidiária, que visa a sensibilização dos portugueses em prol do combate aos resíduos e apela à correta deposição das beatas.
Esta nova iniciativa de sensibilização consistiu na distribuição a fumadores adultos de cerca de 3.000 cinzeiros portáteis, permitindo o armazenamento das beatas até que estas possam ser descartadas corretamente e de forma responsável.
Promovida pela Tabaqueira, a campanha “Portugal Não é um Cinzeiro” tem procurado, ao longo dos últimos anos, sensibilizar a população para a necessidade da mudança de comportamentos e do correto descarte dos resíduos provenientes dos produtos que comercializa, nomeadamente beatas Já foram distribuídos ao abrigo destas ações, no total, mais de 100 mil cinzeiros portáteis, assim como realizadas dezenas de ações de limpeza, em campanhas de diversa natureza – seja nas praias, ao longo do verão, seja em eventos desportivos, e em parceria com municípios e juntas de freguesia.
“Trabalhamos todos os dias para mitigar o impacto ambiental dos nossos produtos. Sabemos que o comportamento individual de cada um de nós faz a diferença na sustentabilidade do nosso planeta. Por isso, na Tabaqueira, estamos focados na sensibilização da população para o correto descarte dos resíduos provenientes de produtos de tabaco, neste caso em concreto, as beatas”, refere Marcelo Nico, Diretor-Geral da Tabaqueira.
Além do impacto ambiental, a PMI e a Tabaqueira estão comprometidas com a mitigação dos impactos sociais dos seus produtos. Desde 2016 que estão ativamente empenhadas na concretização de uma nova e ambiciosa visão de negócio: o de substituir os cigarros, o mais rapidamente possível, por produtos sem fumo cientificamente fundamentados como sendo menos nocivos do que os cigarros convencionais.