Será que vamos passar a imprimir a nossa comida em 3D?



Até muito recentemente, a relação entre a tecnologia e a produção de alimentos, especialmente no que diz respeito a alimentos processados, era muito criticada. Mas o surgimento de um grupo de mentes inovadoras está a mudar a forma como o mundo encara este assunto, ​​através da criação de alternativas sustentáveis ​​ao sistema industrial alimentar.

Várias startups ligadas à tecnologia alimentar estão a lidar com o problema da dependência colectiva de produtos de origem animal criando “carne” ou “ovos” à base de plantas, por via de avanços no processamento de alimentos. Essas empresas incluem a Beyond Meat e a Beyond Eggs, cada uma com o objectivo de produzir produtos saudáveis, aparentemente semelhantes em sabor e textura aos seus homólogos.

Mas o mais interessante, e talvez mais inovador, no que diz respeito a startups ligadas à comida são empresas como a Modern Meadow, em Silicon Valley, que revelou avanços na tecnologia de impressão 3D de alimentos. Isto tornou-se possível graças à mais recente engenharia de tecidos para criar células musculares que são fabricadas, camada a camada, usando uma “bio tinta”, explica o Good.

Com a ajuda de alguns financiadores, a Modern Meadow está a trabalhar num protótipo de carne de vaca, usando esta técnica de impressão – e planeia já testar o sistema também com atum e porco. Como os produtos não utilizam animais, a pegada de carbono – incluindo o uso da terra, de produtos químicos e de transporte – é drasticamente reduzida.

Além dos benefícios ambientais e para a saúde, os alimentos impressos em 3D estão também a ser anunciados como uma solução para a escassez de recursos no planeta.

Um projecto semelhante no Texas, a Systems & Materials Research Corporation, está com o apoio da NASA a criar alimentos impressos que possam ser consumidos pelos astronautas em missões em Marte. Até agora, conseguiram imprimir apenas chocolate, mas o objectivo é desenvolver uma máquina que funcione com cartuchos em pó, de longa validade, capaz de produzir também pizza, por exemplo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...