Sintra vai entregar os primeiros 100 compostores domésticos (e as inscrições continuam abertas)



O projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar-Ser Melhor pelo Ambiente!” dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) já está em andamento. Depois de terem aberto inscrições em abril, estão a começar a ser entregues os primeiros 100 compostores domésticos.

A entrega dos equipamentos decorre no estaleiro dos SMAS de Sintra, situado no Ouressa Park, na Avenida Almirante Gago Coutinho, em Mem Martins, aos sábados e domingos, das 7:00 às 14:00 horas. Os munícipes que receberam um e-mail de confirmação de inscrição no projeto, e que apresentem a Declaração de Aceitação devidamente preenchida e assinada, já podem ir levantar o seu compostor. Caso o participante não tenha possibilidade de o ir buscar, este pode ser levantado por outra pessoa, desde que a mesma se faça acompanhar da Declaração da Aceitação devidamente preenchida e assinada.

Estão disponíveis ainda 500 equipamentos, que serão distribuídos gratuitamente mediante inscrição no formulário online. As candidaturas serão analisadas por ordem cronológica de submissão até ao limite de 600 compostores.

Para obter este equipamento os munícipes de Sintra precisam de ter um espaço – quinta, horta, jardim ou terraço com local em terra – para o colocar. O compostor tem uma capacidade de 330 litros.

O “Compostagem é Reciclar e Reutilizar-Ser Melhor pelo Ambiente!” tem como objetivo sensibilizar para o aproveitamento dos restos de alimentos não cozinhados, dando a conhecer a sua utilidade na manutenção dos jardins e hortas. Com o compostor é possível produzir um fertilizante rico em nutrientes (composto orgânico). Ao potenciar a valorização dos resíduos orgânicos, o projeto visa a redução do seu encaminhamento para incineração ou aterro, mas também sensibilizar a população para a necessidade de diminuir a deposição de resíduos indiferenciados.

Saiba mais no nosso artigo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...