Site vai mostrar onde está o dinheiro prometido na Cimeira do Clima
O debate sobre onde estará parte do dinheiro prometido pelos países ricos, durante a Cimeira do Clima, às nações mais vulneráveis às alterações climáticas conta desde a semana passada com um novo episódio.
De acordo com o jornal Público, o site Fast Start Finance irá detalhar todas as contribuições financeiras feitas na sequência dos acordos da Cimeira do Clima, que se realizou no final de 2009 em Copenhaga.
A iniciativa do lançamento do Fast Start Finance partiu da Holanda e o site foi anunciado numa reunião informal organizada pelo México e Suíça, em Genebra.
O site pretende saber onde estão os 23,4 mil milhões de euros de ajudas prometidas entre 2010 e 2012 pelos países ditos ricos aos mais vulneráveis.
“[O site] traz uma transparência à origem montantes e utilização dos fundos que chegam aos países em desenvolvimento”, explicou a ministra do Ambiente holandesa, Tineke Huizinga.
“Esta é uma boa iniciativa, que representa um passo em frente”, explicou Romain Benicchio, da ONG Oxfam.
Uma breve análise ao Fast Start Finance permite desde logo verificar que são muitos poucos os países ricos que já forneceram informações sobre o dinheiro enviado para as nações mais vulneráveis às alterações climáticas. Um dado que, esperam os responsáveis pela ideia, venha a alterar-se nas próximas semanas, à medida que a Conferência de Cancun, no México, se aproxima.