SMAS de Sintra reforçam aposta na educação e sensibilização ambiental
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No primeiro mês de 2025, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) realizaram atividades de educação e sensibilização ambiental, em estabelecimentos de ensino e instituições de 3.ª idade, que abrangeram cerca de 630 pessoas, divulgaram em comunicado.
Segundo a mesma fonte, corresponsáveis pela política ambiental do município, os SMAS de Sintra disponibilizam um conjunto de ações que visam uma maior consciencialização dos cidadãos em relação ao uso eficiente de recursos, no âmbito das suas três áreas de atuação: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha de resíduos urbanos.
Desde o início do ano, foram dinamizadas as atividades “Separar é Divertido”, na Escola Básica do Casal da Barota (Belas); “Compostagem da Avó Olinda”, na Escola EB n.º 1 do Cacém; e “Aprender a Separar”, no Centro Social da Quinta da Boa Vista (Meleças).
Também para a população idosa, outro do público-alvo prioritário das ações, os SMAS de Sintra proporcionaram as atividades “Água Fresca”, na Liga dos Amigos da 3.ª Idade “Os Avós” (Sintra), e “Lençol de Água”, no âmbito dos utentes seniores de programa ocupacional da União das Freguesias de Cacém e São Marcos.
As atividades lúdico-pedagógicas dinamizadas pelos SMAS de Sintra, disponíveis em www.smas-sintra.pt, visam contribuir para uma mudança de comportamentos e sensibilizar para as questões ambientais.
Além da valorização da importância da água, recurso essencial à vida, as ações procuram consciencializar para a necessidade de redução da produção de resíduos, promovendo ainda a reutilização e reciclagem de recursos e materiais vários, numa aposta em torno da Economia Circular.
Na Escola Básica do Casal da Barota, na União das Freguesias de Queluz e Belas, cerca de 260 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos, ficaram com a noção da importância de separar as várias tipologias de resíduos, numa atividade que colocou o enfoque na temática da reciclagem.
Com recurso a “uma cana de pesca” e uma piscina insuflável, os petizes são desafiados a encaminharem os resíduos para os contentores corretos, potenciando a sua valorização e o desvio de deposição em aterro.
Em “Aprender a Separar”, que esteve em destaque no Centro Social da Quinta da Boa Vista (para 110 crianças), o objetivo assentou também em ensinar as virtudes da separação seletiva de resíduos, assim como alertar para o flagelo da deposição ilegal de resíduos no espaço público, afetando a fruição de áreas de cariz rural ou urbano.
Na EB n.º 1 do Cacém, por seu turno, a atividade, para quase 160 crianças, destinou-se a evidenciar a importância da valorização dos resíduos orgânicos, correspondentes a mais de 40 por cento da produção de resíduos, com a ação a contar com a participação da Avó Olinda e do seu vizinho que abordaram a temática da compostagem.
Se os mais pequenos foram sensibilizados para a problemática dos resíduos, aos mais experientes foram reavivadas memórias em torno da temática da preservação da água. “Água Fresca”, que esteve em “palco” na Liga dos Amigos da 3.ª Idade “Os Avós” para meia centena de seniores, procurou sensibilizar para a importância da poupança de água e recuou a tempos de outrora em que existiam profissões como a Lavadeira e o Aguadeiro.
Já em “Lençol de Água”, os 50 idosos que integram um programa da União das Freguesias de Cacém e São Marcos, com vista a quebrar o ciclo de solidão e isolamento das faixas etárias acima dos 60 anos, foram presenteados com uma criação sensorial, inspirada em antigas tradições, em cantares e memórias de outras vivências.
A atividade propõe um olhar para a forma como os nossos avós utilizavam a água nas suas rotinas. Recordam-se, assim, as idas à fonte para buscar água, os cuidados em torno de um alguidar, a forma como se lavava a roupa nos rios, em contraponto com a facilidade com que agora abrimos a torneira e nem sempre cuidamos deste bem escasso.
Com recurso a som e movimento, este é um espetáculo sensorial em que todos podem mergulhar e em que se conclui: Precisamos de aprender com os mais velhos a poupar, a preservar, a cuidar.
Ao longo do ano, os SMAS de Sintra vão prosseguir com as suas atividades de educação e sensibilização ambiental e, nas próximas semanas, já estão agendadas deslocações à EB de Bolembre, com a atividade “Histórias da Água e da Terra”, um projeto de sensibilização ambiental e preservação da água através de livros e histórias; à EB1 de Montelavar, com “Ciência com Água”, que proporciona a realização de várias experiências sobre as propriedades da água; e de volta à EB do Casal da Barota, desta vez com o “Jogo da Economia Circular”.
Para além das atividades divulgadas no site, em www.smas-sintra.pt/sensibilizacao-ambiental/acoes-de-sensibilizacao/, os SMAS de Sintra disponibilizam uma vasta oferta educativa, no âmbito do MAR-Museu da Água e Resíduos. Situado na Ribeira de Sintra, o MAR tem como missão a sensibilização da comunidade para os valores da defesa do património ambiental, apostando na inovação e na tecnologia.
Com gestão a cargo dos SMAS de Sintra desde final de 2021, o espaço assumiu o estatuto de museu em meados de 2024 e pretende afirmar-se como um polo de referência a nível nacional na área da sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos. A Oferta Educativa do MAR divide-se em 11 áreas temáticas, Água; Astronomia; Biodiversidade; Biologia; Física; Geologia; Química; Robótica e Programação; Sensibilização Ambiental; Valorização de Resíduos; e Sociocultural, com as suas atividades assentes nos eixos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, a agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento social, económico e ambiental à escala planetária.