SMS investem mais de 6 milhões de euros em redes de água e saneamento de Azeitão



Melhorar as redes de abastecimento de água e de saneamento na freguesia de Azeitão tem sido uma prioridade dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS), desde a sua reativação em dezembro de 2022. As obras, de requalificação e de prolongamento das redes, comprovam isso mesmo. Até ao final deste ano, o investimento dos SMS nas redes desta freguesia deverá ultrapassar os 6 milhões de euros, sublinha em comunicado.

Segundo a mesma fonte, assegurar o abastecimento de água, garantindo a segurança do sistema e a qualidade da água é o propósito das intervenções dos SMS nesta zona que, de acordo com os dados mais recentes dos Censos, registou o maior crescimento da população residente no concelho de Setúbal.

A par do aumento do número de habitações (muitas das quais com jardins e/ou piscinas), o débil estado de conservação dos sistemas de abastecimento e de drenagem, responsável por inúmeras avarias na rede e perdas de água, motivaram a priorização dos trabalhos.

Nestes dois anos e meio de SMS, Azeitão já beneficiou de doze obras. Entre as intervenções mais marcantes há a destacar uma nova captação de água, a ampliação da Estação Elevatória de Pinhal de Negreiros, o prolongamento da rede de água em Brejos de Azeitão, a reabilitação de rede de água em vários arruamentos onde se verificaram elevados níveis de perdas de água, devido a roturas e colapsos estruturais frequentes, e prolongamento da rede de saneamento.

Em fase de contratação, está o reforço do sistema adutor que liga a estação elevatória de Pinhal de Negreiros e o reservatório da Bassaqueira, cuja obra deverá iniciar este verão e conta com um prazo de execução de 8 meses.

O investimento, na ordem dos 3 milhões e 600 mil euros, deverá permitir aumentar a capacidade de produção no sistema de abastecimento de água na região e ampliar a capacidade de transporte de água. No total, vão ser substituídos 7 Kms de condutas adutoras elevatórias, incluindo a construção de uma nova adutora e a substituição de condutas ainda em fibrocimento.

A iniciar está a quarta fase da reabilitação da rede de água, obra orçamentada em 155 mil euros, que visa garantir maior eficiência no abastecimento de água. Em conclusão, está a reabilitação da rede de água na rua Poeta Bocage que consiste, sobretudo, na requalificação das condutas de água e na substituição das tampas das caixas de visita das redes de drenagem doméstica e pluvial.

Ainda este ano deverá arrancar o reforço do sistema adutor Bassaqueira – São Domingos, obra orçada em cerca de 350 mil euros, e a quinta fase da reabilitação da rede de água, com uma verba prevista de cerca de 400 mil euros.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...