Só a barbatana do Megalodon media o equivalente a um ser humano adulto. E o resto do corpo?

O Megalodon viveu entre 23 a 3 milhões de anos atrás, e é considerado o maior tubarão alguma vez existente no Planeta.

Um estudo publicado na Nature, da Universidade de Bristol e da Universidade de Swansea, revela as diversas medidas do corpo do pré-histórico tubarão gigante Megalodon. Os especialistas apontam que um adulto poderia medir 16 metros de comprimento, ter uma cabeça de 4,65 metros, uma barbatana caudal de 3,85 metros de altura, e uma barbatana dorsal de 1,62 metros – o equivalente à medida de um ser humano adulto.

Já existia uma estimativa do comprimento do Carcharocles megalodon, mas a investigação veio complementar as informações até agora recolhidas sobre o animal, que têm sido difíceis de obter pelo facto de não existem restos fósseis do mesmo, apenas alguns dentes.

A equipa analisou as medidas de cinco tubarões para obter as previsões do extinto tubarão gigante. Catalina Pimiento, autora do estudo, explica em comunicado “O Megalodon não é um ancestral direto do Grande Branco [tubarão Branco], mas está igualmente relacionado com outros tubarões macropredatórios, como o Mako, o tubarão Salmão e o tubarão Porbeagle.”

“A reconstrução do tamanho das partes do corpo do Megalodon representa um passo fundamental para o melhor entendimento da fisiologia deste gigante e dos fatores intrínsecos que o podem ter sujeito à extinção”, afirmam.

 

“Barbatana dorsal de um Megalodon adulto e um mergulhador de 1,6 m” Ft: Oliver E. Demuth
“Megalodon adulto de 16 m” Ft: Oliver E. Demuth

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais sobre este animal, pode consultar o nosso artigo.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...