Sport Zone recolhe 30 toneladas de plástico do Mediterrâneo com a colaboração da Gravity Wave



A Sport Zone uniu-se ao projeto “Best Wave of Sport” e, entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, foram recolhidas 30 toneladas de resíduos plásticos do mar Mediterrâneo em colaboração com a Gravity Wave, startup espanhola dedicada à limpeza de plástico do mar, divulgou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, esta quantidade de plástico, equivalente ao peso de 60.000 pares de sapatos vendidos durante 2023 numa seleção de lojas Sport Zone, será reciclada pela Gravity Wave onde serão produzidos novos produtos que terão uma nova vida.

Parte do plástico será usado para materiais de comunicação deste projeto nas lojas físicas da Sport Zone (displays e outros elementos) e, o restante do plástico reciclado, servirá para melhorar um espaço desportivo usado por crianças e jovens em situações vulneráveis – participantes do projeto Play for Future – uma iniciativa que visa ajudar a reduzir o risco de exclusão através da prática de desporto e do seu valor.

Graças à colaboração com a Gravity Wave, empresa de impacto social, economia circular e consciência ambiental, “é possível impulsionar a solução de um dos maiores desafios da humanidade: a contaminação de plástico nos mares e oceanos. Com a recuperação do plástico do fundo marinho, é possível transformá-lo em produtos de design com uma longa vida útil e de alto valor para a sociedade, através de um processo de economia circular”, sublinha a nota.

Este projeto envolveu a comunidade de mais de 7.000 pescadores tradicionais em mais de 150 portos. Foram os próprios pescadores, que quando saiam para trabalhar, em alto mar, recolhiam os materiais nocivos que se encontravam no fundo marinho e o depositavam nos recipientes que a Gravity Wave tinha, para o efeito, nos portos.

Nuria Combrado, CSR & People Experience Manager do Grupo ISRG (Sport Zone e JD Sports) destaca que “projetos como este permitem-nos alinhar valores com os nossos parceiros, gerando valor social e ambiental, ao mesmo tempo que promovem a sensibilização interna e externa com uma mensagem clara: A sustentabilidade está ao alcance de todos e pequenas mudanças geram grandes impactos. Com esta “onda desportiva” queremos reforçar o nosso compromisso de respeitar e cuidar daquele que é o nosso campo de atuação, o nosso planeta.”

Já Julen Rodriguez, da Gravity Wave afirma que “Empresas como a Sport Zone, que se juntam à Gravity Wave para limpar o mar não são apenas um sonho tornado realidade mas uma inspiração para milhões de pessoas. São marcas mundialmente reconhecidas e um exemplo a seguir. O facto de embarcarem em projetos de impacto desta dimensão é, sem dúvida, um exemplo claro do caminho que devemos seguir enquanto sociedade. Este projeto marca um antes e um depois no movimento #PlasticFreeOceans e isto é apenas o começo”.





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