SPV junta-se a parceiros para inovar com tecnologias de sensorização e de inteligência artificial



A Sociedade Ponto Verde (SPV), em parceria com a Câmara Municipal de Mafra, a  Tratolixo, a Tetra Pak e a Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) promovem o lançamento do projeto “Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua”, divulgou a SPV em comunicado.

Segundo a mesma fonte, trata-se de mais um projeto-piloto que resultou do programa de inovação colaborativa da SPV e da Beta-i, Re_Source, e que será agora aplicado, durante um ano, numa das zonas urbanizadas do Município de Mafra: a Quinta de Santa Bárbara e o Largo Mira Parque, na vila de Mafra.

Esta é a primeira vez que um projeto com esta tecnologia é implementado em Portugal, recorrendo ao sistema Recysmart, desenvolvido pela startup Candam com o intuito de fazer crescer as taxas de reciclagem de embalagens na Europa. Agora, os municípios e as entidades gestoras poderão envolver, e até mesmo incentivar, a comunidade a ter um papel mais ativo na gestão dos seus resíduos urbanos, através de um sistema de incentivo aplicado à “boca” do ecoponto de rua.

A tecnologia Recysmart, incorporada nos 20 ecopontos da fase piloto (dez ecopontos verdes e dez amarelos), permite reconhecer as embalagens introduzidas no ecoponto por tipologia (plástico, embalagens de cartão para bebidas, metal ou vidro) e contar o número de embalagens entregues. Assim, quando os cidadãos colocarem as embalagens no ecoponto correto, é-lhes atribuído pontos no Cartão Mais, disponíveis também na APP, que dão descontos no comércio local.

O objetivo do projeto “Mafra Reciclar a Valer + Rua a Rua” é, então, motivar a participação da comunidade local, através da deposição correta das suas embalagens; contribuir para a sensibilização, comunicação e educação relativamente à reciclagem de embalagens, fortalecendo o seu compromisso com o ambiente e a economia circular; premiar o cidadão motivado, que coloca em prática a correta separação de resíduos de embalagem; fomentar o aumento e a qualidade da recolha seletiva; e testar tecnologias de sensorização e de inteligência artificial, percebendo a eficácia das mesmas no reconhecimento das embalagens depositadas no ecoponto.

Para este projeto inovador, a SPV junta-se a parceiros como a Câmara Municipal de Mafra, a Tetra Pak e a AIVE para assegurarem o seu financiamento. Para a sua execução, a SPV e a Câmara Municipal de Mafra contaram ainda com o apoio da Tratolixo, da Ambiplastic e da Candam.

Aceder ao vídeo tutorial, aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...