Tapada Nacional de Mafra perde Castanheiro-da-Índia mandado plantar pelo Rei D. Fernando II

“Uma história de perda… e de esperança” é o título do post partilhado pela Tapada Nacional de Mafra que lamenta a perda de uma das árvores mais emblemáticas” devido à depressão Kristin.

Redação
“A depressão Kristin fez-nos perder uma das nossas árvores mais emblemáticas: o Castanheiro-da-Índia, com idade estimada entre 120 e 150 anos, mandado plantar pelo Rei D. Fernando II e com estatuto de árvore de interesse público desde 2000”, lê-se numa nota publicada na rede social Facebook da Tapada Nacional de Mafra.
Segundo a mesma fonte, o Castanheiro-da-Índia e a Olaia, plantada na mesma altura, “davam um enquadramento especial ao Celebredo e à entrada do nosso alojamento. Ficará para sempre guardado em fotografias o porte imponente do castanheiro e o deslumbre que proporcionava na primavera, com toda a copa florida”. Além disso, acrescenta a publicação, está registado no serviço de loiça de Alcântara que a Rainha D. Amélia mandou fazer para uso em Mafra e em Vila Viçosa.
Castanheiro-da-Índia
@Facebook Tapada Nacional de Mafra
“Estamos todos devastados com esta perda. A remoção dos ramos foi longa e cuidada, mas acreditamos que esta história ainda poderá ter um desfecho feliz. A base do tronco foi deixada tal como o vento a cortou e, dada a espécie, estamos a torcer para que rebente em toiça — na primavera saberemos se o tronco ou a raiz mantêm a capacidade regenerativa”, lamentam na nota.
“E, porque queremos honrar a história desta árvore, recolhemos algumas partes do castanheiro que vão servir de estacas, criando raízes. Assim, mesmo que o tronco atual não regenere, poderemos substituí-lo com novas estacas da mesma árvore, preservando a sua memória e DNA”, revelam.
E concluem: “Uma perda que nos entristece, mas também uma oportunidade de renovar a vida e manter viva a história desta floresta”.
Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.