Terminal de GNL de Sines com peso recorde no abastecimento a Portugal
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O terminal de GNL de Sines, operado pela REN – Redes Energéticas Nacionais, tem vindo a assumir um papel crítico no abastecimento de gás natural em Portugal. Em 2024, 98% do abastecimento do Sistema Nacional de Gás foi feito através do Terminal de Gás Natural Líquido (GNL) de Sines, por via marítima, sendo os restantes 2% através da interligação com Espanha, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, este peso tem vindo a aumentar gradualmente, depois de em 2023 ter ascendido a 94%. No ano que passou, foram realizadas 53 operações de navio, com o GNL descarregado a ter origem fundamentalmente na Nigéria e nos Estados Unidos da América, representando, respetivamente, 52% e 40% do abastecimento nacional.
A emissão através do Terminal de Sines contribuiu com 93% do total de entradas na Rede Nacional de Transporte, um valor também recorde face aos 91% registados em 2022 e 2023.
No ano passado, o consumo no mercado de gás natural atingiu 40,6 TWh, uma redução de 17% face a 2023, sendo o consumo anual mais baixo deste 2003. O segmento de produção de energia elétrica manteve a tendência de redução dos últimos anos, com uma forte contração de 56%, enquanto o segmento convencional, que abrange os restantes consumidores, registou um crescimento homólogo de 2%, o primeiro registo positivo após quatro anos consecutivos de queda no consumo.
O Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) é operado pela REN Atlântico, que procede à receção do GNL e ao seu armazenamento nos tanques da instalação para posterior regaseificação, injeção na rede de transporte e carregamento de camiões-cisterna para abastecimento de Unidades Autónomas de Gás.
A REN é responsável pelo transporte de gás natural em alta pressão e pela gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás, garantindo a receção, armazenamento e regaseificação de GNL, bem como o armazenamento subterrâneo de gás natural, ao abrigo de contratos de concessão estabelecidos com o Estado português até ao ano de 2046.